As escolas municipais de Gravataí estão recebendo reformas e melhorias desde o início do ano, durante o recesso escolar, com o objetivo de oferecer ambientes mais adequados e melhores condições de ensino para alunos e professores no retorno às aulas, marcado para 19 de fevereiro. As intervenções incluem construção de cozinha e refeitório, serviços de pintura, implantação de banheiro acessível e reparos estruturais. Mais de dez escolas já receberam melhorias, estão com obras em andamento ou têm reformas previstas para os próximos dias.
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, destaca que as ações visam qualificar a infraestrutura da rede municipal. “As reformas nas escolas estão sendo executadas para oferecer um ambiente à altura do que os estudantes, professores e funcionários merecem. Continuamos empenhados em melhorar a rede municipal de ensino, e isso também passa por estruturas escolares equipadas e adequadas”, afirma.
Nesta terça-feira, 20, Aurelise e a secretária adjunta da Smed, Luciana Raupp, acompanharam obras nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Mariante Soares Pacheco e José Mariano Garcia Mota e na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol.
O chefe do setor de Obras e Infraestrutura Escolar da Smed, Jonas Moraes, reforça que os trabalhos estão sendo intensificados durante o período de férias. “Estamos aproveitando o recesso escolar para executar um cronograma de obras e serviços de manutenção, garantindo maior segurança, conforto e acolhimento aos alunos”, explica.
Entre as melhorias já executadas ou em andamento estão a construção de cozinha e refeitório na Emef Mariante Soares Pacheco, implantação de banheiro acessível na Emef Cincinato Jardim do Vale, cobertura e pintura da quadra na Emef José Mariano Garcia Mota, serviços de pintura nas Emefs Costa do Ipiranga e Alberto Pasqualini e na Emei Raio de Sol, além de adequações e reorganização de salas e espaços administrativos na Emef Tancredo Neves.
Para os próximos dias, estão previstas reformas de banheiros na Emef Rosa Maria, reparos hidráulicos e reforma da rede de esgoto nas Emefs Ladislau de Oliveira Nunes e Cerro Azul, além de adequação de telhado e pinturas internas na Emei Oniva de Moura Brizola.





