Foi concluído recentemente, no Horto Florestal Chico Mendes, no bairro Jardim Betânia, em Cachoeirinha, o processo de revitalização do espaço com a entrega à comunidade local de telas de proteção dos efeitos prejudiciais provocados pelo sol, com área total de 800 metros quadrados, além de uma estufa agrícola de 150 metros quadrados. No local serão feitos o plantio de sementes nativas e atividades de educação ambiental.
Como primeiro ato da revitalização, iniciada em abril desse ano, foi entregue pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) um triturador de galhos à Administração visando auxiliar à população em ações de compostagem (processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo natural).
A iniciativa reforça o compromisso socioambiental da empresa. Os serviços, feitos com investimento de aproximadamente R$ 70 mil, foram viabilizados por meio de um convênio da Companhia com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ampliando as áreas de cultivo e preservação, representando um avanço significativo para o desenvolvimento ambiental da região. A ação teve seu contrato retomado no final do ano passado, após três anos de ajustes por conta da pandemia.