O último sábado, 16, foi marcado, novamente, por um mutirão de exames no Centro Municipal de Saúde (CMS), quando foram ofertados procedimentos para inserção de dispositivo anticoncepcional, ecografias transvaginais e ecografias mamárias. Com isso, chegou a sete o número de mutirões de saúde realizados ao longo de 2023, voltados ao propósito de diminuir as filas de espera e otimizar os atendimentos em especialidades. Assim, ao menos 544 pessoas que aguardavam por algum exame e/ou consulta de saúde tiveram acesso aos procedimentos.
Em julho, por exemplo, o mutirão incluiu eletrocardiograma, eletroencefalograma e ecografia transvaginal. No mês seguinte, o foco foi voltado à colocação de dispositivos intrauterinos (DIUs), inserido na Estratégia Municipal de Planejamento Sexual e Reprodutivo, programa do governo municipal que objetiva garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos e qualificar a disponibilização dos medicamentos à população. Em setembro, quando também foram disponibilizados ultrassonografia de abdômen total e palestras anteriores aos procedimentos de ligadura tubária, foram realizados mais de 100 atendimentos.
Também houve ações voltadas às campanhas realizadas anualmente que intensificam os cuidados em saúde à população. No mês de outubro, quando são promovidas com maior intensidade as atividades de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, houve dois mutirões, voltados, em especial, à saúde da mulher, com ecografias mamárias e palestras sobre ligadura tubária, além de ecografias transvaginais.
Durante o Novembro Azul, por sua vez, campanha que sensibiliza para os cuidados com a saúde da população masculina, o Centro Municipal de Saúde promoveu uma força-tarefa na realização de ultrassonografias de próstata e palestras sobre vasectomia. A exemplo da ligadura tubária, as palestras sobre vasectomia ocorrem anteriormente aos procedimentos de vasectomia, cirurgias realizadas no Hospital Dom João Becker (HDJB) e destinadas àqueles homens que não desejam mais ter filhos.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os exames e/ou consultas foram voltados a pacientes que aguardavam na fila de encaminhamentos via Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem), que foram comunicados por meio da Central de Marcação de Consultas (CMC). A iniciativa visou reduzir as filas de espera para algumas especialidades e dar celeridade aos atendimentos. Ainda conforme a SMS, o objetivo é ampliar a realização de mutirões para o ano que vem, a fim de que mais pessoas tenham acesso aos procedimentos.