Na última segunda-feira, 4, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Educação (Smed), por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) promoveu uma formação de Robótica Educacional, reunindo professores e supervisores das 22 escolas participantes do projeto. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo, durante a manhã e a tarde.
Na ocasião, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Vinícius de Moraes, Osório Ramos Corrêa e Nova Conquista compartilharam suas experiências bem sucedidas na implementação da Robótica Educacional, proporcionando inspirações valiosas para as demais escolas presentes.
Após as apresentações, o NTE passou direcionamentos estratégicos para a organização e desenvolvimento do projeto para o ano de 2024, visando fortalecer ainda mais a integração da Robótica Educacional no currículo escolar e maximizar os benefícios desta metodologia para os estudantes.
“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse projeto que está dando resultados significativos, pois nas 22 escolas participantes a integração da tecnologia educacional tem proporcionado experiências enriquecedoras e inovadoras para os estudantes, tanto dentro da escola, como fora dela, nas participações em torneios e eventos na área”, explica Tuane Dihl, responsável pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais.
As escolas participantes já receberam 84 kits que são utilizados nas aulas de robótica, sendo Lego Steam Parque voltado para a educação infantil, Lego Spike Essential para anos iniciais e Lego Spike Prime para anos finais. Além disso, nas aulas também se trabalha a perspectiva de Cultura Maker e robótica sustentável.
O movimento Cultura Maker
É uma evolução do “Do it yourself”, que pode ser traduzido como “Faça você mesmo”. O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.