Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Secretaria da Saúde debate qualificação do atendimento a pessoas com deficiência em Gravataí

IMG 2709

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniu, na manhã desta sexta-feira, 7, com representantes do Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais de Gravataí (COFAMEG) para debater temas e unir esforços para qualificar o atendimento a pessoas com deficiência. Criada há 25 anos, a organização atua promovendo a inclusão social de cerca de 40 jovens e adultos com deficiência intelectual atendidos no local.

“O COFAMEG tem um importante papel no desenvolvimento dos jovens e adultos atendidos, assim como no suporte aos familiares. Contem conosco para avançar cada vez mais nessa pauta. Sabemos das dificuldades e da demanda crescente, em especial com a mão de obra qualificada, mas buscamos sempre potencializar, ampliar e qualificar os atendimentos nessa área”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Durante sua fala, o titular da pasta reforçou a importância das instituições de apoio ao atendimento de pessoas com deficiência e elencou avanços na área da saúde pública nos últimos anos. Entre eles, estão a implantação de atendimentos de telemedicina em neuropediatria e a inauguração da nova sede do Serviço de Estimulação Precoce e Atendimento à Criança.

Inaugurado no ano passado, o serviço de estimulação precoce (EP) possui uma equipe multiprofissional responsável pela reabilitação intelectual das crianças atendidas, com assistência a menores de 4 anos que apresentam atraso no neurodesenvolvimento. Com encaminhamento via unidades de saúde, os atendimentos têm o objetivo de trabalhar e intensificar as atividades de estímulo às crianças, incluindo atividades de integração e socialização com outras crianças também atendidas. Além disso, os profissionais de saúde atuam no fortalecimento da capacidade, autonomia e comunicação dos menores.

A equipe é formada por psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Para além dos atendimentos às crianças, os profissionais de saúde também realizam orientações aos familiares e/ou responsáveis sobre atividades que podem ser desenvolvidas e estimuladas junto às crianças em casa, como aquelas ligadas à alimentação e à rotina diária.  

Doações

Localizado na Rua General Câmara, 135 – Parque dos Eucaliptos, o COFAMEG desenvolve diversas ações de apoio à causa, como grupos de atividades artísticas, esportivas e musicais, assim como atendimentos em saúde. Para aqueles que queiram mais informações ou queiram fazer doações para ajudar o centro ocupacional, a instituição mantém um perfil no Instagram (@cofameggravatai) e pode ser acionada pelo telefone (51) 98683 – 3582.



Total
0
Shares
Anterior
Seca causa morte de peixes em banhado do Rio Gravataí, no Parque dos Anjos
be9c6d23 dcda 410f 9e09 b9116d556b51

Seca causa morte de peixes em banhado do Rio Gravataí, no Parque dos Anjos

A seca vem assolando duramente o rio Gravataí e os reflexos disto podem já ser

Próximo
Bloco da Onça Negra estreia com sucesso e reforça paixão de Gravataí pelo Carnaval
78ed78bd 45c8 4c55 9d00 2b62ecc30104

Bloco da Onça Negra estreia com sucesso e reforça paixão de Gravataí pelo Carnaval

Evento promovido pela Prefeitura celebrou a cultura carnavalesca e oficializou a

Leia também...