Iniciada há três meses em Gravataí, a vacinação contra a dengue segue disponível em todas as 30 unidades de saúde para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. Aqueles que receberam o imunizante tão logo iniciou a imunização no município (no dia 21 de maio) já estão aptos a procurar a unidade de saúde mais próxima para a aplicação da segunda dose. O esquema vacinal de proteção contra a doença é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Até o momento, 1.878 doses foram aplicadas no município. Para receber a vacina, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, preferencialmente com documento com foto e/ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que, a exemplo de outros imunizantes, o objetivo da vacina contra a dengue é reduzir complicações, internações e óbitos ligados à doença.
Orientações
A vacina não deve ser aplicada em criança ou adolescente que esteja com dengue. Além disso, o menor apto a receber a vacina que já tenha contraído dengue previamente deve aguardar seis meses para receber a primeira dose do imunizante.
Outras vacinas não devem ser aplicadas simultaneamente à vacina contra a dengue. A SMS lembra ainda que a vacina não está autorizada para pessoas acima dos 60 anos de idade, público que concentra o maior número de mortes pela doença no estado do Rio Grande do Sul.
Cuidados com a dengue
Mesmo com a vacinação disponível, a SMS reforça os cuidados para prevenir e combater o mosquito da dengue, tendo em vista que o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para receber a vacina da dengue é a faixa etária dos 10 aos 14 anos neste momento. Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para evitar a proliferação do Aedes aegypti, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar.
As equipes de saúde de Gravataí mantêm as ações voltadas ao enfrentamento da dengue, como o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos e a inspeção de locais como borracharias, cemitérios, ferros-velhos e floriculturas, a fim de eliminar possíveis focos de dengue.
Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas sugestivos de dengue, tais como febre alta acima dos 38ºC, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dos atrás dos olhos, náuseas e dores abdominais.