Após o sucesso da abertura oficial realizada na quarta-feira (15), a 36ª Feira do Livro de Gravataí segue com intensa programação literária, artística e cultural nesta quinta-feira (16), em frente à Casa de Cultura. O primeiro dia do evento foi marcado por grande público, apresentações culturais, sessões de autógrafos e o show “Os Fagundes – De Filho pra Pai”, que emocionou os presentes com a participação especial do patrono Bagre Fagundes.
Nesta quinta-feira, o segundo dia da Feira começa cedo, às 8h45, com um bate-papo com a autora Jane Tutikian, no Teatro da Feira. Às 9h, ocorre a Oficina de Escrita Criativa: Tudo Vira História, com Fred Linardi, na Casa de Cultura (Auditório). No mesmo horário, haverá roda de leitura sobre obras de João Simões Lopes Neto, Barbosa Lessa e Paixão Côrtes, com o tema Peões e Prendas dos CTGs de Gravataí, no Espaço da Identidade Gaúcha.
Às 9h15, as crianças poderão participar da contação de histórias “Lenda dos Pampas”, com Jho das Histórias, na Casa de Cultura (Saguão). Logo depois, às 9h45, sobe ao palco do Teatro da Feira o espetáculo “Simões Lopes Neto – O encantador de histórias”, com a Cia. de Atores Independentes.
A manhã segue com a palestra “Como nasceu o Tradicionalismo”, ministrada por Cirne Fraga, às 10h, na Casa de Cultura (Saguão), e uma sessão de autógrafos com o autor Samuel Jesus Pacheco, às 11h, no Espaço do Autor. Às 13h30, ocorre a apresentação teatral “Anjos da Aldeia – Um Lugar no Mundo”, baseada no livro de Amon Costa, com alunos da EMES Bilíngue para Surdos, no Teatro da Feira.
A partir das 13h45, o público poderá conferir o bate-papo com a autora Letícia Wierzchowski, no Teatro da Feira. Às 14h, acontecem simultaneamente a oficina “Teatro e Saúde Mental”, com Pati De La Rocha, na Casa de Cultura (Saguão), e uma sessão de autógrafos de Tathiane Rodrigues de Souza, no Espaço do Autor.
No mesmo horário, às 14h30, haverá a contação de história “A Janela de Ayo e suas aven-turas”, com a autora Josiane Prestes, no Auditório da Casa de Cultura. Às 14h45, o público poderá acompanhar a contação de histórias tradicionalistas com Prendas e Peões Farroupilhas de Gravataí, no Espaço da Identidade Gaúcha.
Às 14h15, o Teatro da Feira recebe o espetáculo teatral “Lampião e Maria Bonita”, com o Mosaico Cultural, seguido por sessões de autógrafos das autoras Jaqueline Wichineski Santos, às 16h, e Márcia Fialho, às 17h, ambas no Espaço do Autor.
A programação da noite inicia às 18h, com o projeto Música ao Entardecer, apresentado por Lucas & Hiago, no Espaço Musical da Rua Coberta. Às 19h, ocorre o Sarau Literário com o Clube Literário de Gravataí, no saguão da Casa de Cultura, e o encerramento do dia será às 20h, com o espetáculo de dança “Chula”, da artista Emily Borghetti, no Teatro da Feira.
A 36ª Feira do Livro de Gravataí segue até sábado (19), celebrando a leitura, a cultura e as histórias que conectam a cidade e sua gente. O evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Engenho da Arte, patrocínio de Corsan, Marquespan, Cestto Atacadista e Ulbra, e apoio da 1ª Região Tradicionalista, 28ª CRE, Artesanato Morungava, Conselho Municipal de Política Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Laiane Móveis, Praça Mall, Sonho Gastronomia, Splash, Pessato Negócios Imobiliários e i7 Contabilidade.




