Um grupo de moradores de Cachoeirinha, atingidos pelas enchentes de maio de 2024, fizeram um protesto em frente à sede do governo do Estado protestando pela liberação de recursos do Funrigs (Fundo a Fundo da Reconstrução) em detrimento dos projetos para o sistema de contenção de cheias do município.
A comissão, formada por representantes dos bairros Parque da Matriz, Jardim América, Eunice Velha, Santo Ângelo, Carlos Wilkens, Veranópolis, Vila Marcia, Imbuí, Santo Antônio e Jardim Atlântica, reivindicaram agilidade na liberação das verbas para os projetos que evitem novas enchentes nas localidades onde residem, evitando assim novas perdas e sofrimento para as famílias.
A Secretaria da Reconstrução Gaúcha recebeu a comissão para prestar os esclarecimentos necessários. Sobre as iniciativas de contenção contra as cheias, cabe ressaltar que o município de Cachoeirinha está em fase de elaboração de projetos e elementos técnicos para obter os recursos do Funrigs. Com essa etapa superada, por parte da prefeitura, os recursos serão liberados pelo Governo do Estado. Foram realizadas 11 reuniões técnicas com representantes da prefeitura.
Algumas iniciativas previstas na cidade: reforma de casas de bombas, contratação de projeto para novas casas de bombas, recuperação de dique, recuperação da rede de drenagem e hidrojateamento. O suporte e apoio às cidades para minimizar o impacto das cheias é o objetivo do programa Fundo a Fundo da Reconstrução do governo do Estado.
Mais de R$ 403 milhões em recursos para municípios afetados pelas enchentes já foram garantidos. Para Gravataí, foram destinados R$ 11,4 milhões. A Prefeitura de Cachoeirinha ainda não se manifestou sobre o assunto.




