Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Senzala da Casa dos Baptista corre risco de desmoronamento

71431b17 908f 41a0 9016 12e3168a4631

A antiga senzala da Casa dos Baptista, localizada na Avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha, tombada como patrimônio histórico municipal, está com a estrutura severamente comprometida. A denúncia foi feita pelo coletivo Mato do Júlio e será levada ao MP (Ministério Público). O grupo denuncia a suposta negligência da Prefeitura com o espaço e o apagamento histórico da escravização, uma vez que a senzala é uma das últimas do Rio Grande do Sul e a última da Região Metropolitana de Porto Alegre. A entidade pede intervenção do MP no caso.

A Casa dos Baptista, imóvel bicentenário ao qual a senzala pertence, é cadastrada como sítio arqueológico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2019. O decreto de tombamento municipal veio por ordem do Ministério Público em 2022. Na sequência, o coletivo Mato do Júlio, por meio da APN-VG (Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí), pediu o tombamento a nível nacional, processo que foi aberto neste mês de julho.

O ambientalista Leonardo da Costa, um dos coordenadores do coletivo, esclarece que não há um inventário de senzalas em casas coloniais no RS. “Mas existe um livro que faz um arremate da maior parte (para não dizer todas) as grandes casas coloniais. Acontece que, ao longo dos anos, as casas ou as senzalas foram desmanchadas. Um exemplo é a Casa dos Açores, em Gravataí, em que descaracterizaram o que seria a senzala. No estado, há mais senzalas na região Sul”, diz.

Com o tombamento da Casa dos Baptista pelo município de Cachoeirinha, começou também o escoramento da construção, em 2023. Trata-se do processo em que estruturas são usadas de maneira provisória antes da restauração de um edifício, para que ele não desabe. O valor do contrato da Prefeitura para a execução deste serviço é de R$ 50 mil.

Costa aponta que somente o espaço que abriga a antiga atafona – um tipo de moinho manual – recebeu as escoras. A senzala, por outro lado, está desmoronando. Em imagens, ele mostra também que as telhas coloniais da atafona foram quebradas durante o escoramento. Ademais, a sala principal da antiga casa da família está bastante deteriorada.

Em nota, a Prefeitura de Cachoeirinha afirmou que a senzala sofreu grande deterioração com as chuvas de 2024, ampliando os danos à estrutura.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP956Confira o programa de hoje, 17 de julho, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 956

É isso aí CHICO PEREIRA #EP956Confira o programa de hoje, 17 de julho, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Atleta de Gravataí vai disputar campeonato mundial de queda de braço
5b097c40 7d61 4a4c 8319 fb9dd8b13e75

Atleta de Gravataí vai disputar campeonato mundial de queda de braço

O jovem atleta Luciano Baron, natural de Gravataí, vai representar o Brasil no

Leia também...