Com o objetivo de agilizar o cadastro da população afetada pelas enchentes e direcionar recursos de forma rápida e eficiente, a Defesa Civil de Gravataí, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) implantou um sistema inteligente para gerenciar os pedidos do Auxílio Reconstrução.
A iniciativa será reconhecida como “Projeto Inovador 2024” no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Camboriú. Após a implementação da tecnologia para facilitar o acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal, mais de 12 mil moradores já realizaram o cadastro. Além disso, o mapeamento detalhado das áreas alagadas oferecido pelo sistema permite que a Prefeitura planeje políticas públicas em longo prazo, como melhorias em drenagem, construção de barreiras e diques, e até mesmo a realocação de moradores para regiões mais seguras.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Camboriú, reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O encontro acontece a partir das 8h no Ginásio Irineu Bornhausen.
“O reconhecimento no Congresso reflete o compromisso de Gravataí com a inovação e a modernização dos serviços públicos, buscando sempre promover um impacto positivo na vida dos cidadãos”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon. “Nos últimos anos, temos investido em soluções tecnológicas que simplificam a vida dos cidadãos e otimizam a gestão pública”, destaca.
“Recebemos a premiação como um reconhecimento do trabalho incansável de toda a equipe da Prefeitura de Gravataí em prol de uma cidade mais inteligente e inclusiva. Com o Auxílio Reconstrução, conseguimos atender milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte técnico e social de forma ágil e eficiente. Essa iniciativa não apenas gerou um impacto social significativo, mas também contribuiu para a redução das filas e da burocracia. Esta premiação nos motiva a continuar avançando em direção a uma cidade ainda mais inteligente e sustentável. Nossos próximos passos incluem a expansão dos serviços digitais, a otimização da mobilidade urbana e a implementação de soluções para a gestão de resíduos sólidos. Acreditamos que, ao compartilhar nossas experiências, podemos contribuir para um futuro mais promissor para todos”, afirma Selma Fraga, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Gravataí