Nesta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), segue prestando o auxílio necessário às direções das escolas atingidas pelo forte temporal ocorrido na noite da última terça-feira.
Na manhã de hoje, teve início a distribuição de cerca de 120 telhas. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) beneficiadas neste primeiro dia foram: Antônio Aires de Almeida, Antônio Ramos da Rocha, Presidente Tancredo Neves, Rosa Maria e Vila Neópolis.
A secretária da Educação Aurelise Braun e o adjunto da pasta Luiz Henriques deram continuidade às visitas nas instituições atingidas e o devido auxílio às direções no trabalho de reconstrução.
Até o momento, 10 escolas estão em situação mais crítica: as Emefs Santo Antônio de Pádua, Presidente João Goulart, Ladislau de Oliveira Nunes, Presidente Getúlio Vargas, Breno Jardim Garcia, Santa Cecília, Cecília Meireles, Áurea Celi Barbosa e Rosa Maria, e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Favo de Mel.
Na Emef Presidente João Goulart, a queda de uma árvore danificou toda a estrutura do toldo de entrada, e outra árvore atingiu as vigas de sustentação da caixa d’água, interditando o pavilhão de salas dos fundos.
Na Emef Presidente Getúlio Vargas, também houve queda de árvores e de toldos, e o telhado de um dos pavilhões, que ficou totalmente destruído. Na Emef Áurea Celi Barbosa, a queda de árvores provocou a obstrução da entrada e danos na mobília e equipamentos da secretaria.
As equipes do setor de manutenção e obras da Smed estão tomando as devidas providências para restaurar as condições de uso das instituições, fazendo a vistoria nos telhados e o levantamento da quantidade de telhas para reposição.
O recolhimento de galhos e remoção de árvores caídas está sendo executado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU).