A Startup PIX Force está desenvolvendo uma solução para monitorar a poluição do Rio Gravataí. A empresa de tecnologia de Gravataí deverá realizar, ainda neste mês, a instalação de uma câmera no local de captação da água junto ao rio. O espaço para a coleta de informações foi disponibilizado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A plataforma utiliza visão computacional para determinar a quantidade de resíduos plásticos presentes na água. O objetivo é fornecer ferramentas para que a gestão pública possa identificar quais materiais estão sendo despejados no local, além de seus volumes e riscos.
Os resíduos poderão ser acompanhados em tempo real, identificados e classificados. Os dados coletados serão integrados em uma plataforma de análise, onde serão mapeadas as áreas mais críticas de poluição e os padrões de acúmulo de lixo. Esses números auxiliarão na implementação de medidas para melhorar as condições do rio Gravataí.
”Estamos ansiosos para colaborar estreitamente com a PIX Force para alcançar resultados significativos e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento sustentável em Gravataí. Agradecemos a todos que participaram desse processo de seleção e estamos confiantes de que essa parceria trará benefícios duradouros para nossa comunidade”, destaca a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.
Para o responsável de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Diego Moraes, a parceria será crucial para a melhoria da qualidade da água e preservação do ecossistema. “A PIX Force impressionou a todos com sua abordagem única e tecnologia de ponta apresentada durante a Semana Govtech. Sua proposta promete revolucionar a forma como lidamos com os desafios ambientais em nossa cidade”, destacou, Diego.
Sobre a Startup
A PIX Force desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning, além de fornecer informações valiosas para seus clientes através de aquisição e interpretação automática de imagens e vídeos.
A empresa de tecnologia participou do quinto e último dia da Semana Govtech de Gravataí, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), na qual as startups apresentaram suas soluções para o Governo Municipal.
A PIX Force também foi premiada na última edição do South Summit Brazil. O seu projeto-piloto foi premiado no Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem Plásticos, na categoria Gestão Pública. A iniciativa é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Para desenvolver a primeira fase do projeto, a Startup receberá R$ 110 mil.