O agora denominado Teatro FIERGS foi reinaugurado nesta quarta-feira (18) após a reforma realizada em razão dos estragos da enchente deste ano. A sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul sofreu com as cheias de maio e o espaço teve o palco e as primeiras nove fileiras da plateia baixa atingidas pelas águas. Como primeiro ato, o Teatro FIERGS foi palco da formatura de 331 alunos da Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), das unidades de Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
“A reinauguração deste espaço, agora denominado “Teatro FIERGS”, e a formatura dos alunos da EJA são ações importantes que se complementam”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, durante a cerimônia. “O Teatro FIERGS é mais um importante símbolo da resistência do povo gaúcho frente à crise que superamos”, lembrou. O presidente ressaltou que o setor industrial tem reforçado o seu compromisso em fornecer à sociedade gaúcha uma base educacional fortalecida. “Em nossa gestão, estudamos alternativas inovadoras de parcerias que deverão ampliar o número de escolas e impactar de forma positiva o setor educacional do Estado” declarou ele ao parabenizar os formandos. “As indústrias do Rio Grande do Sul estão de braços abertos para acolhê-los. Com o diploma que recebem hoje, vocês ingressarão no novo ano mais qualificados para oportunidades que certamente surgirão. Em 2025, a economia do Rio Grande do Sul deve crescer acima do desempenho nacional”, observou.
O ato foi marcado pelo descerramento de uma placa pelo presidente Claudio Bier, além da diretora de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, e do diretor executivo do Sistema FIERGS, Paulo Herrmann. Diz a placa:
“Em 18 de dezembro de 2024, o espaço outrora conhecido como Teatro do Sesi renasce como Teatro FIERGS, um símbolo de resistência e renovação para o Rio Grande do Sul. Severamente afetado pela maior catástrofe climática que nosso Estado já vivenciou, com águas que alcançaram o palco e invadiram suas fileiras, este teatro emblemático ressurge como um marco da cultura e da resiliência de nosso povo.
Renomeado em homenagem ao compromisso da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul com a cultura e a reconstrução, o Teatro FIERGS reafirma sua dedicação em oferecer um ambiente à altura das grandes realizações gaúchas.
A Diretoria da Gestão 2024/2027 orgulha-se em devolver à comunidade um espaço renovado, com seus 1.750 lugares prontos para acolher e celebrar o talento e a força que impulsionaram nosso Estado”.