Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Todas as unidades de saúde de Gravataí estão aplicando vacinas contra a dengue para crianças e adolescentes

Vacina dengue 5

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O imunizante segue sendo ofertado em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Ao menos 1.296 doses foram aplicadas no município até o momento. 

Para receber a vacina, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, preferencialmente com documento com foto e/ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A SMS lembra que, a exemplo de outros imunizantes, o objetivo da vacina contra a dengue é reduzir complicações, internações e óbitos ligados à doença.

Orientações

A vacina não deve ser aplicada em criança ou adolescente que esteja com dengue. Além disso, o menor apto a receber a vacina que já tenha contraído dengue previamente deve aguardar seis meses para receber a primeira dose do imunizante.

Outras vacinas não devem ser aplicadas simultaneamente à vacina contra a dengue. A SMS lembra ainda que a vacina não está autorizada para pessoas acima dos 60 anos de idade, público que concentra o maior número de mortes pela doença no estado do Rio Grande do Sul.

Cuidados com a dengue

Mesmo com o início da vacinação na cidade, a SMS reforça os cuidados para prevenir e combater o mosquito da dengue, tendo em vista que o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para receber a vacina da dengue é a faixa etária dos 10 aos 14 anos neste momento. Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para evitar a proliferação do Aedes aegypti, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar.

As equipes de saúde de Gravataí mantêm as ações voltadas ao enfrentamento da dengue, como o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos e a inspeção de locais como borracharias, cemitérios, ferros-velhos e floriculturas, a fim de eliminar possíveis focos de dengue.

Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas sugestivos de dengue, tais como febre alta acima dos 38ºC, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dos atrás dos olhos, náuseas e dores abdominais.



Total
0
Shares
Anterior
Caravana de direitos na reconstrução no RS atendem em Gravataí até dia 19 de julho
WhatsApp Image 2024 07 17 at 21.03.59

Caravana de direitos na reconstrução no RS atendem em Gravataí até dia 19 de julho

O programa “Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande

Próximo
Metalgráfica Renner fecha fábrica de Gravataí após vender máquinas para empresa de Estrela
WhatsApp Image 2024 07 17 at 17.09.54 (1)

Metalgráfica Renner fecha fábrica de Gravataí após vender máquinas para empresa de Estrela

A Metalgráfica Renner, tradicional fabricante de latas e embalagens metálicas

Leia também...