Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Trâmites para financiamento do projeto de gestão de riscos climáticos avançam em Cachoeirinha

49f8e2bc 3b96 4204 aa19 66182d45201c

O financiamento internacional para a execução do projeto Cachoeirinha 2050 – Resiliência Urbana e Inovação na Gestão de Riscos Climáticos – segue em fase final de tramitação para a assinatura junto ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB). O financiamento é de US$ 70,51 milhões, que somados à contrapartida de 20%, representa um investimento de US$ 88 milhões.

A assinatura do contrato, inicialmente planejada para ocorrer durante a COP30, que ocorre em Belém (Pará), não pôde ser realizada devido a fatores externos ao município, conforme explicou o secretário municipal de Planejamento, Paulo Garcia.

Conforme Garcia, a etapa atual do processo exige uma agenda conjunta entre o Governo Federal e o município, já que o financiamento é concedido com garantia soberana. Ou seja, a União atua como avalista do contrato. A reunião tripartite entre AIIB, Governo Federal e prefeitura de Cachoeirinha estava prevista para agosto, justamente para permitir a assinatura durante a COP, mas o cronograma foi impactado pela crise envolvendo tarifas americanas, que tomou a agenda do governo brasileiro entre julho e setembro.

O secretário destaca que, nesta fase, não se discute mais o conteúdo do projeto, pois ele já foi aprovado integralmente. Agora, as tratativas se concentram apenas aos formalismos e compatibilizações legais entre a legislação brasileira e as exigências do banco.

Atualmente, o município está entregando a documentação exigida pelo Governo Federal, que analisa o processo em etapas. Em seguida, o financiamento segue para a Casa Civil e, posteriormente, ao Senado Federal, que precisa dar aval. Sobre prazos, Garcia evita projeções, já que o Senado entra em recesso de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e atualmente está com pautas prioritárias e pautado pelas discussões da COP.

No entanto, afirma que o planejamento municipal está mantido. A expectativa inicial era realizar o primeiro desembolso até fevereiro de 2026, alinhado ao PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP1009 Confira o programa de hoje, 18 de NOVEMBRO, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 1009

É isso aí CHICO PEREIRA #EP1009 Confira o programa de hoje, 18 de NOVEMBRO, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Chevrolet detalha o novo Captiva EV, SUV elétrico com 304 km de autonomia
Screenshot

Chevrolet detalha o novo Captiva EV, SUV elétrico com 304 km de autonomia

A Chevrolet apresentou novos detalhes do Captiva EV, quinto lançamento da marca

Leia também...