Os trabalhadores de três hospitais que eram administrados pela Fundação Universitária de Cardiologia, entre os quais o Padre Jeremias de Cachoeirinha, e a direção da entidade encaminharam um plano de pagamento de verbas rescisórias. O acerto entre as partes, que ainda precisa ser referendado pela categoria, foi firmado nesta segunda-feira (4), em mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A sessão foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz. Pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), esteve presente o procurador regional Viktor Byruchko Júnior. A entidade deve R$ 38 milhões a 737 trabalhadores despedidos dos hospitais de Cachoeirinha, Alvorada e Viamão, antes administrados pela Fundação, que está em recuperação judicial.
A Fundação pagará R$ 38.096.241,30 em 61 parcelas mensais, sendo a primeira no próximo dia 20 e as seguintes no último dia útil de cada mês até janeiro de 2029. Também será aplicada multa de 10% aplicada em caso de atraso superior a três meses consecutivos ou cinco intercalados. Os valores serão corrigidos pela taxa SELIC. Para validar o acordo, é necessário que ao menos 500 dos 737 trabalhadores afetados confirmem sua adesão até 25 deste mês. As parcelas serão pagas diretamente aos trabalhadores, preferencialmente via PIX, conforme orientação de cada sindicato. Trabalhadores afastados poderão aderir ao acordo e integrar novo cronograma de pagamento, com valores equiparados aos demais aderentes.
Também estiveram presentes na sessão de mediação: representantes do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Casas de Saúde do RS (Sindisaúde), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do RS (Sergs), Sindicato dos Farmacêuticos no RS (Sindifars), Sindicato dos Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia Médica do RS (Sintargs), Sindicato dos Nutricionistas (Sinurgs), Município de Cachoeirinha, da Fundação Universitária de Cardiologia, da Procuradoria-Geral do Estado e o administrador judicial da Fundação.