Na noite do dia 29/05, com o auditório do Intercity Hotel lotado, a direção do União Brasil, os 22 pré-candidatos e demais lideranças, aprovaram indicativo de apoio a pré-candidatura do atual prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon e do seu Vice, Dr. Levi.
Em discussão sobre as candidaturas postas no cenário político da cidade, a sigla entende que as realizações do atual governo na cidade e os projetos em andamentos representam, indiscutivelmente o melhor projeto para Gravataí. O Presidente Luís Fernando da Gráfica VNS afirmou que “o Zaffa faz uma gestão moderna, contemporânea e que uma eventual interrupção de um projeto que está exitoso, poderá ocasionar um sério prejuízo para população.
A bancada de vereadores, composta pelo Vereador Fernando Pacheco e o Líder da Bancada Cláudio Ávila, afirmou que seguirá a decisão soberana do partido. O vereador Fernando disse se sentir ouvido e respeitado pelo prefeito”. Ao narrar a sua história e preconceitos que sofre por ser de origem simples, afirmou que “viu no Zaffa e no Levi o caminho mais seguro para garantir a dignidade do povo pobre da cidade. Fazia mais de década que a prefeitura não entrava na periferia, com Zaffa a realidade mudou para melhor”.
O Vereador Cláudio Ávila, líder da bancada do União Brasil, elevou o tom dos discursos e não escondeu a sua preferência pelo campo popular: “gostaria que dentro do campo progressista tivesse alternativa viável e segura para impedirmos a volta do passado corrupto e arcaico”. Ávila diz que mesmo não tendo opinião fechada, respeita a decisão da sigla em procurar o PSDB e Zaffalon: “a nossa relação com o prefeito é institucional e elevada, ele atendeu todas as demandas do nosso mandato. Poderia ser chamado de prefeito das crianças”. Na visão do vereador “nenhum outro prefeito fez mais obras e ações em prol das crianças e adolescentes”. O parlamentar concluiu: “Zaffa acabou com a corrupção em Gravataí e ainda faz um grande governo, ninguém fez mais pela educação do que ele, sem contar que reativou a Assistência Social, abandonada pela gestão anterior. Se o partido assim decidir, não vou me opor”.
Após aprovação unânime dos presentes, a sigla elegeu uma comissão representativa e eleitoral para noticiar formalmente a intenção ao prefeito.