Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Vacinação nas escolas: mais de 1,4 mil doses já foram aplicadas em crianças e adolescentes com ações em instituições de ensino em Gravataí

IMG 3011

Mais de 1,4 mil doses já foram aplicadas em crianças e adolescentes menores de 15 anos desde que as ações foram intensificadas, no último mês, pela Prefeitura de Gravataí. As atividades, organizadas pelas unidades de saúde junto às escolas municipais e estaduais, buscam fortalecer e elevar as coberturas de vacinação, de forma a evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis. Aos estudantes, é necessário levar a caderneta de vacinação e a autorização assinada dos pais ou responsáveis, enviada previamente pelas escolas. 

“Nossas equipes seguem empenhadas em elevar a cobertura de vacinação no município. Seja nos próprios serviços de saúde, seja indo até as escolas, os profissionais são engajados quando o assunto é imunizar a população, em especial atualizar as vacinas em atraso de crianças e adolescentes”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. 

Desde o início das atividades, as unidades de saúde promoveram ações em escolas municipais de ensino fundamental, escolas municipais de educação infantil, escolas conveniadas, escolas estaduais e escolas comunitárias de educação infantil. Nos locais, são oferecidas doses que protegem contra uma série de doenças, como vacinas da febre amarela, HPV, tríplice viral e gripe – que agora já está liberada para toda a população acima dos 6 meses de idade. Os imunizantes também são direcionados a professores e profissionais das escolas.

Ações

Uma das unidades envolvidas com as ações nas escolas é a Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Cecília, que segue empenhada nas ações do Programa Saúde na Escola (PSE), levando a vacinação nas escolas e revisão de situação vacinal, além de incentivar os cuidados com a saúde bucal e com a prevenção contra focos de dengue. 

“A equipe tem feito uma mobilização na comunidade, oferecendo a vacinação nas escolas. Além disso, a unidade de saúde faz diariamente sala de espera com orientações à população em relação à campanha de vacinação contra a gripe, atualização da caderneta vacinal e cuidados com a dengue”, enfatiza a enfermeira Maria Rosalia Netto, coordenadora da USF Santa Cecília, reforçando que a vacinação também tem sido oferecida nas residências de pacientes vulneráveis, visto que na região rural muitos pacientes têm dificuldade de deslocamento até a unidade de saúde.  

Hoje, as ações ficaram concentradas na escola municipal Mariante Soares Pacheco, mas já passaram por outras instituições de ensino, como a escola Cecília Meireles, e devem seguir ao longo do ano inteiro. “Estamos realizando muitas tentativas de adesão. Nessas ações, levamos todas as vacinas disponíveis no calendário, exceto o imunizante contra a dengue, que deve ser aplicado na unidade de saúde”, complementa a técnica de enfermagem Cleonice da Silva Machado.



Total
0
Shares
Anterior
Nova empresa para a coleta domiciliar de lixo começa a operar em Gravataí
IMG 3010

Nova empresa para a coleta domiciliar de lixo começa a operar em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra),

Próximo
Onyx Lorenzoni deve disputar vaga na Câmara dos Deputados em 2026 pelo PL
IMG 3012

Onyx Lorenzoni deve disputar vaga na Câmara dos Deputados em 2026 pelo PL

O ex-ministro Onyx Lorenzoni planeja retornar à política nacional nas eleições

Leia também...