O forte vendaval que atingiu Gravataí na última terça-feira, 28, provocou diversos transtornos à população, incluindo quedas de árvores e danos em vias públicas. Entre os incidentes registrados, uma árvore caiu sobre uma residência, causando apenas danos materiais.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) mobilizou suas equipes logo após o ocorrido para atender as ocorrências e realizar os serviços emergenciais de remoção de galhos, limpeza das vias, encaminhamento para entrega de telhas e avaliação de riscos em outras áreas com vegetação comprometida. Uma das ações ocorreu na rua Marques do Herval, bairro Mato Alto, onde uma árvore caiu sobre uma casa, que brevemente foi atendida pelas equipes de trabalho.
O prefeito Luiz Zaffalon enfatizou que por meio das secretarias municipais parceiras, a prefeitura tem um plano emergencial de resposta rápida a eventos climáticos extremos, com o objetivo de garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade o mais breve possível. “ Desde a remoção de galhos e árvores caídas até a verificação de estruturas danificadas, estamos atuando de forma rápida para garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade”, concluiu Zaffalon.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Laone Pinedo “as equipes multiprofissionais envolvendo Seinfra, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustantentabilidade e Bem Estar Animal (Sema) e Defesa Civil estão sempre atentas e monitorando as situações climáticas. “A Seinfra realiza ações como poda, desbaste e corte de árvores. Em situações adversas, como o mau tempo, onde há tombamento de árvores, também estamos sempre prontos, com as demais secretarias para ir para rua ajudar a população, garantindo a segurança e a estrutura dos locais afetados”.
A Prefeitura Municipal de Gravataí orienta que em casos de emergência, a população entre entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 153 ou pelo WhatsApp 51 993327385. O atendimento é 24 horas.




