banner chico

Vereadores votam impeachment de prefeito e vice em Cachoeirinha; julgamento deve terminar no fim da tarde

Screenshot
Screenshot

A Câmara Municipal começou às 10h40 desta sexta-feira (2) a julgar o processo de número 2 do impeachment contra o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem (MDB) e o vice Delegado João Paulo Martins (PP). O vereador Gustavo Almansa (PT) terminou de ler uma parte do relatório do processo, que contém mais de 50 páginas. A leitura do documento deve levar, no mínimo, seis horas. Pela terceira vez, agora a mesa diretora pediu uma pausa nas atividades. Desta vez uma hora para almoço. A sessão já teve outras duas interrupções para intervalo de 30 minutos. A vereadora Claudine Silveira (PP) foi impedida de votar, já que é esposa do vice-prefeito, um dos réus no processo. O suplente Fernando Medeiros vota em seu lugar. A presidente da Câmara de Vereadores, Jussara Caçapava (Avante) também não pode votar no processo, sendo substituída pelo suplente Gelson Braga. Conforme o advogado Hendrix Falcão, que impetrou com um dos processos de impeachment através de seu cliente o vereador suplente Xereta (PL), o resultado deve sair ainda hoje ou mais tardar amanhã pela manhã.

O prefeito é investigado em dois processos por infrações político-administrativas.
João Paulo também está sob investigação.

Caso prefeito e vice-prefeito sejam cassados, quem assume o comando da prefeitura de forma interina é Jussara Caçapava, reeleita presidente do Legislativo municipal. Depois, a Justiça Eleitoral irá determinar, até 90 dias, a data de realização de eleições suplementares.

Por ironia, foi dessa maneira que o atual prefeito chegou ao Executivo da cidade, há quase quatro anos. Em abril de 2022, ele foi empossado prefeito após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) determinar a cassação do então gestor, Miki Breier (PSB) por abuso de poder econômico e político durante o pleito de 2020. A Justiça também estabeleceu sua inelegibilidade por oito anos.

Desde então, Wassem está no cargo. Dois anos depois, em 2022, ele saiu vitorioso das eleições suplementares, que aconteceram durante o segundo turno das eleições gerais. E, em 2024, foi reeleito.



Total
0
Shares
Anterior
Ano-Novo leva quase 200 mil veículos ao litoral pela Freeway; retorno mais tranquilo deve ocorrer no sábado (3)
Screenshot

Ano-Novo leva quase 200 mil veículos ao litoral pela Freeway; retorno mais tranquilo deve ocorrer no sábado (3)

O feriadão de Ano-Novo voltou a provocar movimento intenso na Freeway, principal

Próximo
Julgamento é retomado na Câmara e apenas dois vereadores confirmam votos contrários ao impeachment
IMG 5557

Julgamento é retomado na Câmara e apenas dois vereadores confirmam votos contrários ao impeachment

Após intervalo que durou mais de uma hora, horário estipulado para o almoço, a

Leia também...