A Vigilância Ambiental em Saúde (Viam) de Gravataí promoveu, na quarta-feira, 8, uma capacitação sobre animais peçonhentos para agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS). Realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a formação reuniu cerca de 140 profissionais e abordou orientações sobre animais de importância em saúde pública, como escorpiões, serpentes, aranhas, lagartas e abelhas.
“Esses profissionais são fundamentais para a saúde dos nossos cidadãos, desempenhando um papel muito importante nas ações de promoção à saúde. Eles estão diariamente em contato com os munícipes, então é fundamental capacitá-los para a correta atuação em situações envolvendo animais peçonhentos”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Ministrada pelo responsável técnico do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos (NVRAAB), biólogo Róbinson Martins Korschner, a capacitação também abordou a importância da notificação de acidentes por animais peçonhentos por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Além disso, uma coleção didática de animais mortos, conservados em via úmida, esteve à disposição dos profissionais que participaram do evento.
O que fazer em caso de acidentes por animais peçonhentos
– Procure atendimento médico imediatamente;
– Com segurança, fotografe o animal ou informe ao profissional de saúde da unidade de saúde o máximo possível de características do animal causador do acidente, como o tipo de animal, cor, tamanho, etc;
– Se possível, e caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lave o local da picada e/ou mordida com água e sabão (exceto em acidentes por águas-vivas ou caravelas).
Maiores informações podem ser obtidas junto à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde pelo contato (51) 3600-7747.




