Em parceria com as secretarias municipais da Saúde (SMS), de Obras Públicas (Smop) e de Administração, Modernização e Transparência (Smat), a Escola de Governo promoveu mais uma capacitação para servidores da Prefeitura de Gravataí, desta vez com o workshop “O planejamento, as licitações e as sanções na Administração Pública de Gravataí”. Realizado no auditório do Centro Administrativo entre os dias 26 e 29 de novembro, o evento teve o objetivo de abordar todo o processo de compras e contratações, desde seu planejamento inicial até a aplicação de sanções administrativas, passando pela licitação e contratos.
Conforme o secretário da Smat, Gustavo Cavalheiro, o workshop contou com cerca de 180 servidores que desempenham funções como elaboração de termo de referência e fiscalização de contratos. “Essa sinergia e proximidade das secretarias só foi possível com a implantação do Novo Centro Administrativo”, destaca.
“Foi um momento de compartilhar conhecimentos e também de troca de experiências entre os servidores. Eventos assim auxiliam na organização administrativa como um todo e possibilitam a melhora dos processos de trabalho, visto que são assuntos práticos abordados no dia a dia da Administração Pública”, complementa o diretor administrativo da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Roberto Alves, um dos palestrantes do workshop.
Também ministraram a capacitação os servidores da Smat/Divisão de Compras e Licitações Eduardo Tomaz Paines e Carla dos Santos Mendes, a servidora da SMS Daiane Pires da Silva e o servidor da Smop Willian Galvão da Silva. O curso também objetivou a troca de conhecimentos entre as secretarias para maior envolvimento e discussão de experiências bem-sucedidas na gestão pública.
Entre os conteúdos programáticos, estiveram em pauta tópicos como planejamento e organização do processo de compras e contratações, bem como a preparação do processo de compras em cada secretaria. Além disso, temas referentes a licitações e contratos, pesquisa de preços, gerenciamento de riscos, modalidades de licitação, critérios de julgamento, elaboração de contratos e notificação e processo de aplicação de penalidades também foram abordados nos encontros.