Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais chega na terceira fase

IMG 4977

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), acompanhou a iniciação da nova etapa do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDRu) nesta quarta-feira, 17.

Em encontro com representantes das empresas envolvidas no consórcio, que ocorreu próximo à foz do Arroio Barnabé, no bairro Vila Rica, foram apresentadas as ações da nova fase do projeto.

O local escolhido para o encontro é um dos pontos afetados por inundações em período de chuvas intensas, problema que deverá ser sanado com a execução do plano. Nesta terceira fase, será realizado um levantamento de dados e informações relacionadas à drenagem e manejo de águas pluviais, bem como aspectos socioambientais em Gravataí.

Segundo informações e dados da Concremat Engenharia e Rhama Analysis, empresas do consórcio, a etapa é fundamental para diversos aspectos, como a identificação das manchas de inundação e formatação do Programa de Controle de Cheias. 

O engenheiro Jairo César Cardoso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (Sema) detalha as atividades que estarão na etapa chamada de Produto 3.

“Vamos fazer os levantamentos das seções  transversais  dos arroios do município,  que chamamos de levantamento topobatimétrico. De posse dessas informações vamos fazer simulações hidráulicas para verificar as áreas de risco (inundações) e fazer um diagnóstico da drenagem e manejo de águas pluviais do município  e definir diretrizes,  metas, ações, investimentos e as obras necessárias para impedir ou minimizar os efeitos e prejuízos  causados pelas inundações, enxurradas e alagamentos no município”, explica. 

Conheça o PDDRu

O plano prevê a estruturação de um cadastro de rede de drenagem, delimitação das faixas de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e avaliação das inundações das sub-bacias dos arroios Barnabé, Demétrio, Brigadeira e do Rio Gravataí, entre outras medidas, e é composto por um comitê que conta com a Prefeitura de Gravataí, através da Sema e as empresas que executarão o mesmo, Concremat Engenharia e Rhama Analysis. 

Confira os 10 produtos que serão apresentados ao total:

1. Plano de Trabalho
2. Plano de Mobilização e Comunicação Social
3. Levantamento de Dados e Informações
4. Avaliação Hidrológica-hidráulica dos Cenários
5. Indicação de Faixas e Áreas de Preservação
6. Programas de Controle de Cheias
7. Cadernos Temáticos
8. Programa Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
9. Manual de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
10. Consolidação e Relatório Final e Banco de Dados



Total
0
Shares
Anterior
Com investimento de R$ 4,86 milhões, obras de rede de esgoto beneficiará mais de 1 mil moradias em Cachoeirinha
OBRAS CACH 2024

Com investimento de R$ 4,86 milhões, obras de rede de esgoto beneficiará mais de 1 mil moradias em Cachoeirinha

A instalação de novas redes de esgotamento sanitário em Cachoeirinha, cujos

Próximo
“DIALOGA CACHOEIRINHA”: FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA A POPULAÇÃO
dialoga cach 02

“DIALOGA CACHOEIRINHA”: FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA A POPULAÇÃO

Inédito no município, o processo permitirá que a comunidade sugira políticas

Leia também...