A primeira remessa de vacinas contra a dengue, num total de 4.106 doses, será entregue à Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí nesta quinta-feira (2/5). Esse primeiro lote faz parte das 31,5 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado. As doses serão distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) aos seis municípios da Região Metropolitana elencados pelo governo federal. Além de Gravataí, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha também receberão esse primeiro lote para atendimento do público alvo.
A expectativa é de que a imunização de crianças e adolescentes entre 10 anos e 15 anos incompletos se inicie no dia 8 de maio. O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo mínimo de três meses. A vacina estará disponível em toda a rede municipal de saúde, nas unidades de saúde, no horário de funcionamento de cada local. As crianças e os adolescentes que receberem a primeira dose nesta etapa terão garantida a segunda para completar o esquema vacinal. A intenção do Ministério da Saúde é reduzir hospitalização e óbitos decorrentes de infecções pelos vírus da dengue na população-alvo apta a receber a imunização. A vacina desse fabricante não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que no Estado concentra o maior número de óbitos.
- A previsão é de que Gravataí receba um total de 16 mil doses em todas as remessas. Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, a cidade tem 16.425 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Já Cachoeirinha receberá nesta quinta 2.095 das 8.379 doses previstas até o final da imunização.
- Outras 116 doses serão entregues para Glorinha, que mesmo com população abaixo dos 100 mil habitantes entrou na seleção por ser parte da mesma Região de Saúde de outros municípios com população superior e maior incidência da dengue no período.