Os dias tensos e turbulentos que as chuvas de maio trouxeram, foram amenizados com uma ação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Moradas para as crianças que são atendidas na região. Servidores do local são responsáveis por entregar brinquedos para os pequenos e levar mais alegria para o dia a dia da nova rotina vivida pelos mesmos.
Atualmente, o Centro de Referência da região das Moradas atende cerca de 50 famílias por dia. O número de acolhimentos apresentou aumento por conta das enchentes e pelo município de Gravataí estar acolhendo diversas famílias de cidades vizinhas.
“Estamos atendendo muitas famílias que ainda estão alojadas aqui em Gravataí. Quando elas têm alguma ligação ou estão abrigadas na nossa cidade, elas têm direito de buscar os auxílios e serviços do Cras, e com este projeto de entregar os brinquedos para as crianças, o atendimento se torna ainda mais acolhedor”, conta a assistente social Ivane Chinali.
Após o recebimento de doações diversas, para os acolhidos pelo Cras, o servidor João Carlos dos Santos encontrou diversos brinquedos em meio a roupas e alimentos. Apesar do serviço não distribuir itens deste tipo, a equipe do local se empenhou para fazer a separação e a cada atendimento prestado, deixar a criança que está junto, escolher um brinquedo da sua preferência e brincar no espaço kids improvisado.
O município de Gravataí ainda conta com 483 desalojadas, segundo a assistente social que salienta que a ação incomum é para todas as crianças atendidas e que a população não deve se intimidar ao procurar os serviços do Cras.
“Apesar dos Cras atenderem principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade ou extrema vulnerabilidade, neste momento de calamidade, todos que necessitarem podem buscar os nossos serviços, adultos e crianças. Nossa cidade abraçou todo o RS e vai continuar abraçando enquanto precisar”, enfatiza Ivane.
Cartinhas
Em meio a tantas doações de brinquedos e donativos, uma caixa ganhou destaque e será responsável por levar esperança e afeto aonde chegar. Dentro dela, há centenas de cartas escritas por alunos da cidade de Jacareí, SP, enviadas carinhosamente para crianças do Rio Grande do Sul atingidas pelas cheias. No conteúdo das cartinhas, muitas palavras de conforto de criança para criança.
A equipe do Cras Moradas informa que a caixa será encaminhada para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), e a mesma ficará responsável pela distribuição das cartas para crianças estudantes da rede municipal, principalmente de bairros fortemente atingidos pelas chuvas.