Usuários do transporte coletivo de Cachoeirinha, que trabalham no bairro Anchieta, em Porto Alegre e arredores estão sofrendo com a falta de linhas de ônibus principalmente nos períodos da manhã e no fim da tarde, antes das 6hs e depois das 16hs. Conforme os passageiros, as empresas responsáveis pelo transporte metropolitano na cidade, teriam retirado horários da linha Anchieta, dificuldade a chegada dos profissionais em seus postos de trabalho na capital. O descaso e a precariedade dos serviços são percebidos diante da quantidade de pessoas que permanecem em pontos de embarque a espera dos ônibus, dos veículos sempre lotados e a ausência de ônibus que façam a rota Anchieta/Cachoeirinha.
Os poucos horários que ainda restam da Transcal para Anchienta, os ônibus passam extremamente lotados, impedindo que trabalhadores embarquem entre as paradas do Aeroporto Salgado Filho e Anchieta, de volta para casa.
Ademais, segundo os passageiros, as empresas não cumprem os horários determinados por eles em seus canais oficiais.
A Transcal, que faz o embarque e desembarque dos trabalhadores de Cachoeirinha, informou que atualmente opera com mais linhas via Anchieta que no período anterior as enchentes. Sobre a capacidade de usuários no interior dos veículos, a Metroplan esclarece que nestes horários circulam ônibus seletivos fazendo a modalidade comum, cobrando a mesma tarifa, com valor menor.