Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Medidas de proteção são recomendadas para minimizar os impactos à saúde

IMG 3461

Nas últimas semanas, a qualidade do ar no Rio Grande do Sul tem sido fortemente impactada pela fumaça oriunda da alta incidência de incêndios no Brasil e países vizinhos. Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental em Saúde (VIAM), orienta a população sobre a importância da adoção de medidas de prevenção para minimizar os impactos decorrentes da exposição à poluição atmosférica.

A queima incompleta de biomassa libera fumaça e subprodutos da combustão que poluem o ar, resultando em uma mistura de poluentes tóxicos que afetam a saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa exposição por pelo menos dois dias consecutivos aumenta a probabilidade de sintomas, agravos e internações hospitalares de doenças cardiorrespiratórias.

Cuidados com a saúde:

  • Monitoramento: acompanhe as previsões meteorológicas e a qualidade do ar;
  • Hidratação: aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas;
  • Redução da exposição: evite atividades ao ar livre em horários de alta poluição e mantenha portas e janelas fechadas;
  • Uso de máscaras podem reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas) e, portanto, melhoram o desconforto das vias aéreas superiores. Máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população;
  • Atividades físicas: evite exercícios físicos ao ar livre em períodos de elevada concentração de poluentes;
  • Orientações específicas para grupos vulneráveis: crianças, idosos e gestantes devem estar especialmente atentos a sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediatamente se necessário.

As recomendações seguem as diretrizes do programa de Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (Vigiar), do Ministério da Saúde.



Total
0
Shares
Anterior
Guarda Municipal de Gravataí se destaca com treinamento de novos guardas em Imbé
eaaad822 d7c1 4a1c 802f e8af50462f88

Guarda Municipal de Gravataí se destaca com treinamento de novos guardas em Imbé

A Guarda Municipal de Gravataí tem se destacado em todo o estado, sendo

Próximo
TRE suspende condenação de Dimas Costa por postagem em rede social contra Marco Alba
dimas costa

TRE suspende condenação de Dimas Costa por postagem em rede social contra Marco Alba

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), por unanimidade,

Leia também...