A Unidade de Saúde da Família (USF) Sagrada Família iniciou, na manhã desta quarta-feira, 9, uma ação de vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Breno Jardim Garcia. Fundamental na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina também é disponibilizada em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí.
Para receber a dose, era necessário que o aluno estivesse munido da caderneta de vacinação e de autorização assinada dos pais ou responsáveis, enviada previamente pelas escolas. Além disso, os profissionais de saúde da USF Sagrada Família orientaram os estudantes sobre vacinas que estavam em atraso – e que podem ser feitas no próprio serviço de saúde, localizado na Av. Sagrada Família, 382, no bairro de mesmo nome.
Amanhã à tarde, a unidade de saúde retornará novamente à Emef Breno Jardim Garcia para imunizar alunos que estão dentro do público-alvo para receber a dose. Nos dias 21 e 22 deste mês, será a vez da escola municipal Antônio Aires receber as ações de vacinação contra o HPV.
Dose única
Em abril deste ano, o esquema vacinal de proteção contra o HPV passou a ser feito em dose única, que garante a completa proteção contra a doença. Com a alteração, crianças e adolescentes que já receberam uma dose do imunizante são considerados vacinados.
Desde 2014, a vacina do HPV está disponível no Calendário Nacional de Vacinação, até então administrada em duas doses, sendo que a segunda dose deveria ser aplicada seis meses após a primeira. Com a mudança para dose única, o objetivo principal é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, buscando eliminar o câncer do colo uterino.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que pessoas que recebem a vacina contra o HPV antes de iniciar a vida sexual têm maiores chances de proteção contra lesões causadas pelo vírus, reduzindo o risco de desenvolver câncer de colo de útero, de vulva, de vagina, de pênis, de canal anal e de boca.
Conforme o Ministério da Saúde, a dose única de HPV no Programa Nacional de Imunizações (PNI) é destinada apenas às crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, mantendo-se as recomendações para os demais grupos, como pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, que continuam podendo receber a vacina até os 45 anos. Em caso de dúvidas, consulte a unidade de saúde mais próxima da sua residência.