Com o objetivo de levar orientações para que os usuários possam qualificar as escolhas alimentares, melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover grupos de educação alimentar em cinco unidades de saúde de Gravataí. Organizadas pelo Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq) em alusão ao Dia Mundial da Alimentação – lembrado no dia 16 de outubro – as ações vão passar pelas unidades de saúde Parque dos Anjos, Parque dos Eucaliptos, São Judas Tadeu, Cohab C e São Vicente.
Durante o mês, pacientes que aguardam atendimento no Centro Municipal de Saúde (CMS) também poderão conferir se sua alimentação está adequada e saudável a partir de um questionário disponibilizado na recepção do serviço de saúde, via QR Code.
Alimentação saudável
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira (acesse aqui), há quatro grupos de alimentos classificados de acordo com o grau de processamento: in natura ou minimamente processados, processados e ultraprocessados, além do grupo dos ingredientes culinários, como óleo, sal e açúcar. Os in natura são os alimentos obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo, como legumes, verduras, leite e ovos. A dica é manter esses alimentos na base da nossa alimentação.
Além disso, a utilização de ingredientes como óleos, gorduras, sal e açúcar deve ser feita em pequenas quantidades. O ideal é evitar o consumo dos ultraprocessados, que são alimentos produzidos pela indústria e que contêm aditivos alimentares como corantes, saborizantes, conservantes, entre outros. Como exemplos podemos citar os refrigerantes, os biscoitos recheados e os “salgadinhos de pacote”.
Confira dias, horários e unidades de saúde que terão ações com grupos temáticos de alimentação saudável neste mês:
– USF Parque dos Anjos – 9/10, às 9h;
– USF Parque dos Eucaliptos – 15/10, às 13h;
– UBS São Judas Tadeu – 16/10, às 9h;
– USF Cohab C – 27/10, às 14h;
– USF São Vicente – 30/10, às 14h
Cenq
O Cenq é um serviço especializado da SMS que promove ações e atendimentos de nutrição, como visitas domiciliares, atendimentos ambulatoriais e grupos de educação alimentar em unidades de saúde, e por meio de diversos programas, como o Programa Viva Mais Leve, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) e o Programa Saúde na Escola (PSE). Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600-7751 / 3600-7752 / 3600-7753.