Construído em 1882, o edifício histórico irá abrigar oficinas culturais para crianças e jovens
Um dos prédios mais antigos do Município de Gravataí, o Casarão dos Bina será oficialmente reaberto à comunidade em cerimônia no dia 7 de novembro, às 18h30. Construído em 1882, o edifício histórico passava por obras de restauro desde 2023, com recuperação de paredes e do telhado, substituição de assoalho e reforma da rede hidráulica.
Com investimento de R$ 1,8 milhão da Prefeitura de Gravataí, o restauro do Casarão dos Bina visa preservar o edifício histórico e transformar o espaço em um centro cultural ativo. A partir de 2025, o local será destinado a atividades culturais e oficinas de dança, música e teatro voltadas para crianças e jovens que estudam na rede municipal e vivem em contexto de vulnerabilidade social, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesc.
“Este é um momento muito especial para a cultura de Gravataí, com o resgate do patrimônio histórico do nosso Município. As gerações mais antigas já conhecem o Casarão dos Bina, um edifício que está no coração dos gravataienses. E agora também os mais jovens terão contato com a nossa história, com exposições e oficinas de arte e cultura”, comemora o prefeito Luiz Zaffalon.
Conforme o historiador e servidor municipal Carlos Albani, o Casarão dos Bina foi erguido pelo construtor Antônio Dias Fialho, ainda no século XIX. O prédio foi vendido e tornou-se propriedade de Dario Barbosa no século XX até ser, finalmente, comprado por Carlos Bina, em 1937. Bina era descendente de italianos e mudou-se de Porto Alegre para Gravataí com a família em função da filha, Maria Maristany, que havia passado em concurso para lecionar no Município.
Além das oficinas culturais, o casarão também servirá como espaço de memória. Itens doados pela família de Carlos Bina, que pertenceram ao patriarca, ficarão expostos em uma parte do prédio para recontar a história do icônico proprietário.
Curiosidade: Entre tantos momentos históricos que serviram de ilustração como um lugar belo, emprestando sua imagem, destacamos as nossas anotações históricas, quando em 1964, o ator Alberto Ruschel escolheu o Casarão dos Bina para realizar várias cenas do filme longa metragem Luta nos Pampas, nacionalmente exibido.
Imagens: Julinho Barbosa