Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Casarão dos Bina será reaberto à comunidade no próximo dia 7

IMG 20241028 WA0018

Construído em 1882, o edifício histórico irá abrigar oficinas culturais para crianças e jovens

Um dos prédios mais antigos do Município de Gravataí, o Casarão dos Bina será oficialmente reaberto à comunidade em cerimônia no dia 7 de novembro, às 18h30. Construído em 1882, o edifício histórico passava por obras de restauro desde 2023, com recuperação de paredes e do telhado, substituição de assoalho e reforma da rede hidráulica.

Com investimento de R$ 1,8 milhão da Prefeitura de Gravataí, o restauro do Casarão dos Bina visa preservar o edifício histórico e transformar o espaço em um centro cultural ativo. A partir de 2025, o local será destinado a atividades culturais e oficinas de dança, música e teatro voltadas para crianças e jovens que estudam na rede municipal e vivem em contexto de vulnerabilidade social, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesc.

IMG 20241028 WA0019

“Este é um momento muito especial para a cultura de Gravataí, com o resgate do patrimônio histórico do nosso Município. As gerações mais antigas já conhecem o Casarão dos Bina, um edifício que está no coração dos gravataienses. E agora também os mais jovens terão contato com a nossa história, com exposições e oficinas de arte e cultura”, comemora o prefeito Luiz Zaffalon.

Conforme o historiador e servidor municipal Carlos Albani, o Casarão dos Bina foi erguido pelo construtor Antônio Dias Fialho, ainda no século XIX. O prédio foi vendido e tornou-se propriedade de Dario Barbosa no século XX até ser, finalmente, comprado por Carlos Bina, em 1937. Bina era descendente de italianos e mudou-se de Porto Alegre para Gravataí com a família em função da filha, Maria Maristany, que havia passado em concurso para lecionar no Município.

Além das oficinas culturais, o casarão também servirá como espaço de memória. Itens doados pela família de Carlos Bina, que pertenceram ao patriarca, ficarão expostos em uma parte do prédio para recontar a história do icônico proprietário.

Curiosidade: Entre tantos momentos históricos que serviram de ilustração como um lugar belo, emprestando sua imagem, destacamos as nossas anotações históricas, quando em 1964, o ator Alberto Ruschel escolheu o Casarão dos Bina para realizar várias cenas do filme longa metragem Luta nos Pampas, nacionalmente exibido.

Imagens: Julinho Barbosa



Total
0
Shares
Anterior
Consepro elege nova diretoria e reafirma compromisso com segurança pública de Cachoeirinha
e27ffae8 327c 4f54 b1f6 b9d4f097b92f

Consepro elege nova diretoria e reafirma compromisso com segurança pública de Cachoeirinha

Edison Borges dos Santos assume a presidência do Conselho Pro Segurança Pública

Próximo
Sete projetos gaúchos de cidades atingidas pelas enchentes irão receber recursos de programas sociais do Santander
santander projeto

Sete projetos gaúchos de cidades atingidas pelas enchentes irão receber recursos de programas sociais do Santander

No Rio Grande do Sul o Banco apoiará ações voltadas para pessoas idosas,

Leia também...