Na noite desta quinta-feira, 21, a Câmara Municipal de Gravataí, no plenário José Mariano Garcia Mota, realizou a sessão solene Prêmio Wilma Camargo, edição 2024. A solenidade, instituída pela Resolução nº 04/2015, tem como objetivo reconhecer o trabalho realizado pelos professores das redes pública e privada de educação em Gravataí, destacando sua contribuição para a formação das novas gerações.
A solenidade teve início com o cerimonial conduzido pela servidora Sherry Rosa. Para abrir a sessão solene, a cerimonialista convidou os presentes a assistirem à apresentação do “Projeto Música nas Escolas”, regido pelo inspetor de projetos sociais Jeison Pereira, que interpretou a canção Aquarela do Brasil, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso em 1939, e Anunciação, de Alceu Valença, lançada no Brasil em 1983.
Prêmio Wilma Camargo
Instituído pela Resolução nº 04/2015, o prêmio homenageia a professora Wilma Velho Pacheco de Camargo. Primeira filha de Abrelina e Deodoro Pacheco, Wilma nasceu no dia 12 de março de 1918, em Osório. Aos 21 anos, concluiu o curso de Magistério no Colégio Santa Catarina, em Novo Hamburgo, dando início à sua jornada em prol da educação. Já casada e mãe de quatro filhos, começou suas atividades como professora em 1941 no Grupo Escolar Almirante Tamandaré, em Tramandaí. Apenas em 1945, após passar por escolas em Ijuí e Osório, Wilma foi transferida para Gravataí para exercer suas funções no Grupo Escolar Barbosa Rodrigues.
Após oito anos de atuação no Barbosa Rodrigues, “Dona Wilma”, como era carinhosamente conhecida na Aldeia, lutou pela captação de recursos para a fundação do Ginásio Nossa Senhora dos Anjos, hoje conhecido como Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa). Inicialmente professora de desenho, foi rapidamente levada à direção, onde permaneceu até 1985. Seu trabalho ao longo de décadas lhe rendeu diversos prêmios. Em 2009, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Medalha do Mérito Farroupilha. Em Gravataí, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadã Honorária, em 1980, e a Comenda Destaque Mulher Gravataiense, em 2009. Dona Wilma faleceu em 2011, aos 93 anos.
Para o vereador Alex Peixe, foi uma noite de emoção ao homenagear os profissionais da área da educação. Ele destacou que, além de vereador, é professor de formação em história.
“Uma noite linda! Assistir ao plenário da Câmara lotado me deixou emocionado, pois, além de estar como vereador, sou professor de formação em história. A educação em Gravataí está com seus indicadores crescendo a cada ano, e isso é um trabalho realizado pelo prefeito Zaffa acompanhado pela secretária de educação, Aurelise Braun”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores.
Luiz Zaffalon, em sua fala, ressaltou a importância de ter em seu governo uma secretária de educação especializada, professora da rede pública, que ajudará no crescimento dos indicadores educacionais em Gravataí.
“Após muito tempo, a Secretaria de Educação tem uma secretária especializada no tema do chão de fábrica da educação e com grandes desafios para o futuro. Um compromisso com o governo de elevar os indicadores da educação em Gravataí. Gostaria de parabenizar a Câmara de Vereadores pela linda homenagem a esses profissionais da educação. Apenas com esses profissionais unidos, poderemos chegar ao lugar que Gravataí merece na área de educação”, salientou o prefeito municipal.
Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Dimas Costa afirmou que é dever dos representantes lutar por uma educação mais justa e igualitária.
“Que essa noite especial nos motive a continuar lutando por uma educação cada vez mais forte, inclusiva e transformadora. A educação é o pilar de uma sociedade mais justa e igualitária, e é nosso dever, como gestores, legisladores e cidadãos, fazer com que ela floresça.”
Aurelise Braun explicou que a sessão solene é um momento de celebração para homenagear os profissionais de educação, que iniciam na educação infantil, e destacou que não há idade para parar. Também ressaltou a importância de ser homenageada junto com os colegas professores.
“Eu tenho certeza de que o momento de ontem foi um momento de celebração e de podermos enxergar aqueles que fazem tanta diferença na transformação da vida de uma sociedade, porque nós iniciamos com a educação infantil e não temos idade ou etapa para parar. Então, eu me sinto muito honrada em poder estar representando e estar à frente da pasta da educação, da mesma forma em que sou homenageada junto com tantos colegas queridos”, afirmou a secretária de educação.
Convidada a representar os homenageados, Célia Silva Jachemet, responsável por escrever a biografia de Wilma Camargo e autora do hino do município de Gravataí, destacou a dedicação da professora Wilma, com seus 50 anos de trabalho dedicado à educação.
“Nessa noite, homenageamos uma pessoa que se dedicou por 50 anos à educação, como a Wilma Camargo. Esses momentos são marcantes em nossas vidas e também nunca esqueceremos essa noite, pois ficará marcada em nossas carreiras”, afirmou a professora e escritora.
Confira, a seguir, a lista completa dos homenageados do Prêmio Wilma Camargo, edição 2024:
ALAN VIEIRA – CARINA MARIANA DA SILVEIRA
ALEX PEIXE – ALEXANDRE SILVEIRA DOS REIS
ALISON SILVA – ANA PAULA RANGEL MONTEIRO
ANNA BEATRIZ – LUCIANA AGUIAR RODRIGUES
BINO LUNARDI – LIÉGE REGINA DA SILVA
BOMBEIRO BATISTA – GELSON CARDOSO DA SILVA
CARLOS FONSECA – NADIR FERREIRA DA SILVA
CLAUDECIR LEMES – DANI CLEURA REZENDE SCHULLER
CLÁUDIO ÁVILA – ROSANE FONSECA SOARES
CLEBES MENDES – LUZIENE OLIVEIRA DA SILVA SOUZA
DEMÉTRIO TAFRAS – ELISETE MARIA CARDOSO
DILA – DENISE JESKE
FÁBIO ÁVILA – LUCIANA MORALES DA SILVEIRA
FERNANDO DEADPOOL – PAULO SÉRGIO SOUZA DE SOUZA
MÁRCIA BECKER – AURELISE BRAUN NEVES
MÁRIO PERES – CAMILA DAIANE ANTONIO SILVEIRA TOLFO
PAULO SILVEIRA – LÍGIA RAMOS
EVANDRO CORUJA – CÉLIA SILVA JACHEMET
ROGER CORRÊA – ANDERSON D’ONOFRIO FRANÇA
TEDESCO – MARCIANE VIECELIN ZANATTA
THIAGO DE LEON – THIAGO FRANCISCO DE SOUZA