Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí integra estudo nacional sobre alimentação e nutrição infantil, que vai avaliar 50 crianças até maio

IMG 8164

Gravataí está entre as dez cidades do Rio Grande do Sul a participar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), um estudo do Ministério da Saúde realizado em todo o país que vai avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de zero a seis anos e suas mães. Em Gravataí, as pesquisas iniciaram no bairro Nova Conquista e devem chegar a outras localidades, alcançando 50 crianças até maio do próximo ano.

Nesta sexta-feira, 29, o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, e a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE) da SMS, Juliana Fontoura, reuniram-se com representantes do estudo para abordar o alinhamento das ações em Gravataí. As entrevistas serão realizadas no domicílio da criança e da mãe, com questionários e posterior coleta de sangue para avaliar as deficiências nutricionais. 

Os visitadores estarão identificados com camiseta e crachá. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 0800 888 0022, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.enani.ufrj.br – conforme o Ministério da Saúde, o estudo prevê visitar 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação ao crescimento linear, o que reforça a importância do estudo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à área da saúde a nível municipal, estadual e federal. 

A pesquisa, assim, vai possibilitar um panorama amplo sobre o número de crianças e de mães que apresentam problemas nutricionais, como desnutrição, obesidade e deficiências de algumas vitaminas e minerais. Além disso, um dos objetivos do projeto é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. 

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada à unidade de saúde para acompanhamento.



Total
0
Shares
Anterior
3º Jogo Solidário Gravataí em Movimento arrecada uma tonelada de doações e promove a união da comunidade
Screenshot

3º Jogo Solidário Gravataí em Movimento arrecada uma tonelada de doações e promove a união da comunidade

O 3º Jogo Solidário Gravataí em Movimento, realizado no último sábado (30) no

Próximo
Gravataí receberá o Método Wolbachia em 2025 para reforçar o combate à dengue
IMG 8165

Gravataí receberá o Método Wolbachia em 2025 para reforçar o combate à dengue

Gravataí será uma das cinco cidades do Rio Grande do Sul a receber o Método

Leia também...