Por mais direitos, conquistas e igualdade, dezenas de mulheres reuniram-se nesta quinta-feira, 26, na 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres – Etapa Municipal, em Gravataí. Promovido pela Prefeitura de Gravataí, Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Gravataí (Condimgra), o evento ocorreu na Faculdade Cnec.
Mediante dados que comprovam a desigualdade entre homens e mulheres ainda em 2025 e números alarmantes de violência doméstica, a conferência teve como objetivo principal a conscientização sobre a necessidade de mais segurança, direitos, além da ocupação de mais espaços de trabalho de liderança pelo público feminino.
Analu Sônego, secretária da SMDH, falou sobre os avanços no município e pautas que ainda devem ser debatidas. “Gravataí é referência no Rio Grande do Sul por ter a sua própria secretaria e ter zerado os números de feminicídios por mais de um ano. Já podemos celebrar muitas conquistas e trabalharemos ainda mais para que as mulheres se sintam mais seguras e reconhecidas na nossa cidade”.
Presidente da Condimgra, Adelaide Klein, salientou a importância da união das mulheres. “Conquistas não caem no nosso colo, tudo o que conquistamos e infelizmente ainda é pouco, foi pela união e luta das mulheres. É preciso estarmos aqui para debater o que temos que fazer para garantir os nossos direitos”, enfatizou.
O encontro, que contou com cerca de 70 inscritas, também foi palco de apresentações, dinâmicas integrativas, além de uma palestra com a professora Céli Pinto. A elaboração de propostas pelos grupos de trabalho formados teve como objetivos incentivar e garantir a participação efetiva das mulheres para a ampliação das políticas públicas para as mesmas, além de estimular o fortalecimento de secretarias e outras propostas que serão apresentadas na conferência estadual.
O evento foi finalizado com a eleição das delegadas Letícia de Souza e Marzie Damin junto às suplentes Mariza Duarte e Vitalina Gonçalves.
Também fizeram parte da conferência o deputado estadual Thiago Duarte, a vereadora Vitalina Gonçalves, a assessora jurídica da SMDH, Thaís Marcelino, a coordenadora geral de Ensino Superior da Cnec, Maria Helena Petry, além de secretários municipais e a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Gravataí, Amanda Lopes.




