Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí é reconhecida por ações ambientais em aterro sanitário desativado

DCIM100MEDIADJI 0088.JPG
DCIM100MEDIADJI_0088.JPG

A Prefeitura de Gravataí recebeu parecer favorável da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) das ações ambientais desenvolvidas no Aterro Sanitário Santa Tecla, desativado desde junho de 2013. O reconhecimento ocorre no âmbito do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), uma vez que, mesmo fora de operação, o aterro continua produzindo chorume, líquido escuro e tóxico resultante da decomposição do lixo, exigindo monitoramento.

Durante mais de 15 anos, a área de 12 hectares recebeu resíduos do próprio município, além de Porto Alegre, Esteio e Cachoeirinha. Após a desativação, a área está em processo de monitoramento e recuperação. O trabalho da administração municipal inclui o envio semestral de relatórios de monitoramento, adequações estruturais, estudos geotécnicos, geológicos e climáticos, além de análises de água subterrânea e superficial. Em dezembro de 2020, foi implementada no local a primeira estação de tratamento do chorume do Rio Grande do Sul, visando mitigar impactos ambientais.

“O parecer da Fepam é um reconhecimento ao trabalho da administração no Aterro Sanitário Santa Tecla, que está dentro do nosso compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade sob vários aspectos. Estamos também fazendo ações para ampliar a coleta seletiva, a fim de que menos resíduos tenham que ser enviados para aterros sanitários e possam ser reciclados”, avalia o prefeito Luiz Zaffalon.

O documento da Fepam destaca, conforme o secretário-substituto de Serviços Urbanos, Laone Pinedo Guimarães, o avanço do projeto desenvolvido no aterro, passando da fase 2 diretamente para a fase 4, o que significa que não há necessidade imediata de uma investigação detalhada ou apresentação de projeto de remediação, mas o prosseguimento do monitoramento, conforme estipulado no licenciamento. 

Entre as ações realizadas, além da implementação da estação de tratamento do chorume no próprio local, destaca-se a reconstituição de aproximadamente um quilômetro de drenos obstruídos, a substituição de flares (queimadores de gás) e a implementação de calhas para direcionamento das águas pluviais.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí já expediu mais de 120 carteiras de identificação da pessoa com fibromialgia
IMG 1117

Gravataí já expediu mais de 120 carteiras de identificação da pessoa com fibromialgia

Em maio do ano passado, a Prefeitura de Gravataí adotou a Carteira de

Próximo
Biblioteca do Sesc Gravataí promove Feira de Troca Literária
65cf7c3c b3d0 47a0 8963 1b9744e05101

Biblioteca do Sesc Gravataí promove Feira de Troca Literária

Foto: Chico Pereira fazendo a entrega de 20 exemplares de seu livro Vivências

Leia também...