Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Do Sertão às Margens do Gravataí: A Literatura de Graciliano em Exposição

IMG 6241

“O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar.” Entre palavras secas, silêncios profundos e olhares distantes, Graciliano Ramos transformou a aridez do sertão em literatura viva. Agora, sua escrita atravessa o tempo e as paisagens, saindo do Nordeste para encontrar eco em Gravataí.

De 11 de agosto a 12 de setembro, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove a mostra “Graciliano Ramos: Do Nordeste a Gravataí”, que acontece no Quiosque da Cultura, aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita. O evento é realizado em co-parceria com o SESC Gravataí e conta com o apoio da Sogil, do Clube Literário de Gravataí e da Banda Plano B.

A exposição, com curadoria de Nathaja Goulart de Souza, oferece ao público uma experiência sensível e provocadora por meio de banners informativos, vídeos, performance cênica, oficina de escrita criativa e sarau musical-literário, aproximando o universo de Graciliano das realidades contemporâneas e do imaginário cultural local.

A abertura oficial será no dia 11 de agosto, às 19h, com uma performance cênica especialmente criada para o evento. Já no dia 10 de setembro, será realizada a oficina de escrita criativa, com inscrições prévias pelo e-mail [email protected]. O encerramento da mostra acontece no dia 12 de setembro, das 19h às 21h, com o Sarau do Clube Literário acompanhado da apresentação da Banda Plano B.

Graciliano Ramos, autor de obras clássicas como “Vidas Secas”, “São Bernardo” e “Histórias de Alexandre”, é um dos principais representantes da Geração de 1930, marcada por um olhar realista e humano sobre o Brasil profundo, temas que, nesta mostra, são traduzidos em imagens, palavras e encontros que dialogam diretamente com a cultura e a história de Gravataí.

Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3600-7345.



Total
0
Shares
Anterior
alei…
IMG 6240

alei…

“Ação do Amor”: alunas das Oficinas Culturais encenam peça teatral

Próximo
SOGIL realiza segundo evento de reconhecimento aos colaboradores com mais de 20 anos de tempo de empresa
a66a6abc a5d1 41f2 bc11 be06815b3cde

SOGIL realiza segundo evento de reconhecimento aos colaboradores com mais de 20 anos de tempo de empresa

Dando continuidade ao calendário de homenagens promovido pela empresa, a SOGIL

Leia também...