O prefeito Luiz Zaffalon se começou nas últimas semanas um movimento para engajar empresários locais na construção de um novo hospital em Gravataí. A proposta é viabilizar o empreendimento através da lei estadual do Programa Pró-Hospitais, pela qual as empresas podem destinar até 5% do ICMS devido para financiar hospitais públicos e filantrópicos. O projeto do novo hospital tem custo estimado em R$ 300 milhões e a ideia é entregar a instituição de saúde para a comunidade gravataiense em até cinco anos.
A mobilização cresceu após constar que, nas últimas décadas, a capacidade do único hospital do município, o Dom João Becker, próxima a 190 leitos, está abaixo da demanda real por atendimentos. Com quase 300 mil habitantes, a cidade precisaria de cerca de 800 leitos, conforme os parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde.
O prefeito garante que já recebeu sinal verde de empresários com atuação na Região Metropolitana para apadrinhar a causa e ajudar a mobilizar outros líderes empresariais de Gravataí na construção do novo hospital.




