Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Dois filmes de Gravataí são premiados na 1ª edição do Festival de Cinema de Gravataí

5a00a24b c3b1 4aa8 bbda af46ccb16ead

O encerramento do 1º Festival de Cinema de Gravataí foi marcado por muita emoção, em uma sessão que lotou o Teatro Sesc Gravataí, no último sábado (30). A entrega do troféu Menino de Pedra ocorreu após a apresentação da Orquestra de Metais Aléxius Follmann (OMAF), regida pelo maestro Jean Valério, que apresentou um repertório de filmes, e de uma homenagem póstuma ao ator Sirmar Antunes.

Dois filmes gravataienses foram premiados: o documentário “Memórias de uma Aldeia dos Anjos,”, de Jéssica Fonseca, levou a estatueta Menino de Pedra na categoria Júri Popular. Já o filme “Outro lado”, de Jackson Reis, foi contemplado pelo Troféu Metropolitano RS, ecossistema de produção audiovisual da Região Metropolitana e apoiador do Festival.

O troféu Menino de Pedra foi entregue aos sete filmes selecionados pelo júri oficial, formado pela professora, pesquisadora e diretora Flávia Seligman, pelo diretor, roteirista e professora Gustavo Spolidoro e pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. Foram dois contemplados em cada categoria: Estadual, Municipal Expandida e Estadual, entre 32 filmes exibidos durante os três dias do evento. 

A coordenadora de Formações, Programação e Curadoria, jornalista Marcilene Forechi, destacou a importância de cada um dos filmes indicados pela curadoria. “Cada um deles teve uma importância muito grande, porque mais que uma competição, o Festival cumpre o papel de ser uma janela para exibição do cinema independente, especialmente curtas-metragens. Cada um que teve seu filme exibido já é, para nós, um vencedor porque sabemos da dificuldade de produção e de exibição”, destacou. 

Para a coordenadora geral e produtora executiva do Festival, a atriz e diretora Marlise Damin, as políticas públicas de cultura mostram a sua importância nesses momentos. “A LPG foi fundamental para a realização desse festival e para a produção de muitos filmes exibidos aqui. Gravataí se insere no circuito de festivais de cinema com um evento diverso e inclusivo e que mostra a potência da produção local”, afirmou.

Durante os três dias do Festival, circularam em média 400 pessoas por dia, entre estudantes de escolas públicas de Gravataí e de outros municípios, artistas, diretores de filmes indicados e jornalistas, entre outros. “Foi bem significativo para nós conseguir realizar uma mostra com audiodescrição e receber vários cegos trazidos pela 

Confira os ganhadores do troféu, uma escultura produzida pelo artista visual Lucas Stray. 

Categoria Estudantil – Gênero Ficção

– Falta Técnica, de Isabela Renck (Porto Alegre)

Categoria Estudantil – Gênero Documentário

– A luta pela terra indígena, de Orluck Jeiko Benites (Viamão)

Categoria Municipal – Gênero Ficção

– Nóia 46 graus, de Lorenzo Telles (Novo Hamburgo)

Categoria Municipal – Gênero Documentário

– Kephas é Pedra, de Luis Alberto Cassol (Novo Hamburgo)

Categoria Estadual – Gênero Ficção

– Sítio dos Vagalumes, de Eduardo Piotroski (Porto Alegre)

Categoria Estadual – Gênero Documentário

– Roma Guaporé, de Gilberto Perin (PortoAlegre) 

Categoria Júri Popular 

– Memórias de uma Aldeia dos Anjos, de Jéssica Cardoso (Gravataí)

Troféu Metropolitano RS

– Outro Lado, de Jackson Reis (Gravataí) 

O 1º Festival de Cinema de Gravataí ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Cinema Arcoplex e no Teatro do Sesc Gravataí. Além das mostras, o evento reuniu uma programação que incluiu atividades culturais, bate-papo com realizadores e exibição de filmes. O evento foi realizado pela Cia de Atores Independentes com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do edital 26/2023 – LPG Gravataí, da Prefeitura Municipal de Gravataí.



Total
0
Shares
Anterior
COSEMS/RS participa do 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre
Screenshot

COSEMS/RS participa do 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS)

Próximo
Documentário de Gravataí conquista prêmio do Júri Popular no Festival de Cinema da cidade
Screenshot

Documentário de Gravataí conquista prêmio do Júri Popular no Festival de Cinema da cidade

Foto: Beatriz Meyer No último sábado (30) ocorreu a cerimônia de premiação dos

Leia também...