Na última sexta-feira, 3, o grupamento de operações com cães da Guarda Municipal recebeu policiais civis do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em uma ação com o objetivo de reforçar a integração das forças de segurança pública no combate à criminalidade. Durante a visita, foram realizadas instruções teóricas e práticas sobre a seleção e treinamento de cães para detecção de entorpecentes, explosivos e armamentos. As demonstrações reforçaram a importância do preparo especializado das equipes caninas no enfrentamento ao crime organizado.
As autoridades destacaram a relevância da cooperação entre diferentes órgãos como estratégia essencial para o fortalecimento da segurança no município. “Iniciativas como essa fortalecem nossos laços institucionais e proporcionam uma capacitação contínua para nossos agentes, o que se reflete diretamente na proteção da nossa população”, destacou o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), Emilio Teixeira.
Além dos guardas municipais do canil, também participaram do treinamento inspetores e coordenadores da Guarda. Acompanhando o encontro estiveram presentes o comandante e subcomandante da Guarda Municipal, Ciro Mello e Tarciso Ramos, junto dos comissários do Denarc, André Vizeu e André Travasso e o policial civil da Delegacia de Homicídios de Viamão, Leonardo Hidalgo.
Mais informações:
Hoje a Guarda Municipal de Gravataí conta com nove cães, sendo utilizados como apoio diário nas operações. Nos últimos dois meses, os cães participaram em média de nove apreensões de drogas e armas bem sucedidas no município.




