Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


TJ-RS declara legal a votação da lei orgânica na Câmara de Gravataí

claudio avila vereador gravatai

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) reconheceu a legalidade da votação que atualizou a Lei Orgânica de Gravataí e derrubou a liminar que havia anulado o processo legislativo. A decisão, proferida pelo desembargador Nelson Antônio Monteiro Pacheco, restabelece os efeitos da emenda aprovada pelo Legislativo municipal e reafirma a autonomia do Parlamento local.

Na decisão, o magistrado determinou:

  1. A suspensão da determinação de nova votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2025;
  2. A suspensão da multa pessoal imposta ao presidente da Câmara, vereador Clebes Ubirajara Moreira Mendes;
  3. O restabelecimento da validade do processo legislativo já concluído, garantindo a autonomia do Parlamento Municipal até o julgamento final do Agravo de Instrumento.

A decisão representa uma importante vitória política do Legislativo de Gravataí, que vinha sendo questionado judicialmente pela vereadora Vitalina Gonçalves, com apoio do Sindicato e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nos bastidores, o principal articulador da reversão foi o vereador Cláudio Ávila, que coordenou a estratégia jurídica em conjunto com o advogado Dr. Adriano. Ávila protagonizou o enfrentamento político e jurídico que resultou na restauração da validade do processo legislativo.

Conhecido por sua atuação firme, Ávila foi o artífice da cassação da ex-prefeita Rita Sanco e acumula agora 38 vitórias judiciais contra o PT. “Atualizo o placar: Ávila 38 x 0 PT”, resumiu o parlamentar, em tom de comemoração.

Com a decisão do TJ-RS, a Lei Orgânica atualizada segue para publicação e passa a produzir efeitos legais, consolidando um dos principais movimentos de modernização institucional do Legislativo gravataiense nos últimos anos.



Total
0
Shares
Anterior
Apresentada nova rota alternativa para desafogar trânsito entre Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre
848a73b0 0216 444b a6c9 942970ed4e41

Apresentada nova rota alternativa para desafogar trânsito entre Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou durante a semana ao governo do Estado,

Próximo
Transporte metropolitano de Porto Alegre perde 65% dos passageiros em 20 anos
IMG 3237

Transporte metropolitano de Porto Alegre perde 65% dos passageiros em 20 anos

Um estudo coordenado pelo economista e professor da PUCRS Gustavo Inácio de

Leia também...