Com foco em zeladoria e aumento da segurança, organização e respeito à memória das famílias, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) intensificou as ações de zeladoria nos cemitérios municipais para o Dia de Finados. As obras integram um cronograma contínuo de revitalização desses espaços, reforçando o compromisso do município com o bem-estar dos visitantes e a preservação das tradições.
Estão em execução serviços de limpeza e manutenção, reforço na segurança e ordenamento do trânsito, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Smasp). A partir deste ano, os visitantes também contarão com uma área específica para expositores ao lado da capela do Cemitério Municipal, principal ponto de homenagens. O novo espaço comporta 12 expositores, sendo duas bancas destinadas ao comércio de alimentos e as demais para flores e artesanatos.
O prefeito Luiz Zaffalon reforçou a importância da data e das ações de cuidado. “O Dia de Finados é um momento de lembrança dos entes queridos que já partiram. Nosso trabalho é garantir que as pessoas possam prestar suas homenagens com respeito e segurança. Cuidar dos cemitérios é cuidar da nossa história e da memória de quem partiu”.
O secretário de Infraestrutura, Laone Pinedo, ressalta que as melhorias visam acolher a população. “Estamos reforçando a zeladoria com capina, varrição, pintura, recuperação de passeios e identificação das quadras, além da substituição da iluminação convencional por luminárias de LED. Queremos que as famílias encontrem ambientes limpos, seguros e bem sinalizados para prestar suas homenagens com tranquilidade”.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Flávio Ribeiro, não haverá bloqueio da Rua Nestor de Moura Jardim neste ano. “O trânsito estará liberado no local, contudo, manteremos presença atuante com nossos agentes de trânsito monitorando e orientando o fluxo de pedestres e veículos. Contaremos também com o apoio da Base Móvel da Guarda Municipal”.
Os seis cemitérios municipais de Gravataí também contarão com celebrações religiosas com missas e atividades ecumênicas ao longo de todo o dia.




