Cachoeirinha: Aprovado projeto de lei que isenta IPTU e taxa de coleta de lixo em aos atingidos pelas enchentes

Screenshot
Screenshot

A Câmara Municipal de Cachoeirinha aprovou o projeto de lei 96/2025, de autoria do vereador Leonardo da Costa (PT), que concede a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de coleta de lixo em 2026 aos imóveis atingidos pelas cheias de maio de 2024. Agora, o projeto segue para avaliação do prefeito Cristian Wasem (MDB), que tem um período de 15 dias para sancionar ou não a matéria.

Essa aprovação é resultado direto das manifestações, cobranças públicas e da pressão constante da Comissão de Alagados, formada por moradores de ao menos nove bairros que tem lutado de forma independente pela proteção contra enchentes na cidade de Cachoeirinha. De acordo com relatos das famílias, a reivindicação pela isenção considera o adoecimento psicológico das pessoas, a perda dos bens materiais, além do fato de que alguns moradores ainda não conseguiram retornar para suas residências.

No início desta semana, a mesma comissão esteve em frente à sede do Governo do Estado protestando pela liberação de recursos do Fundo a Fundo da Reconstrução (Funrigs) para dar início às obras do sistema de contenção de cheias do município. Preocupado com novos alagamentos e futuras perdas materiais, o grupo reivindica agilidade na liberação das verbas para dar seguimento aos projetos.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí avança duas posições e já é o sexto maior PIB do RS, aponta IBGE
Screenshot

Gravataí avança duas posições e já é o sexto maior PIB do RS, aponta IBGE

O governo do Estado, através do Departamento de Economia e Estatística (DEE),

Próximo
Gravataí registra índice de infestação de 1% e mantém alerta para prevenção da dengue
Screenshot

Gravataí registra índice de infestação de 1% e mantém alerta para prevenção da dengue

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em

Leia também...