Entre abraços e reencontros após dois meses de férias, cerca de 29 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas em Gravataí nesta quinta-feira, 19. Durante o recesso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu melhorias para garantir um ambiente acolhedor e humanizado nas 75 escolas municipais e 23 escolas comunitárias que reabriram as portas aos estudantes.
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, visitou escolas como Áurea Celi Barbosa, Raio de Sol, Professor Adriano Ortiz Corrêa, Bom Jesus e Jerônimo Timóteo da Fonseca para acompanhar o início do ano letivo. Profissionais da Guarda Municipal e da Brigada Militar também estiveram presentes, reforçando o patrulhamento preventivo e a segurança nas unidades.
Entre as ações realizadas estão reformas estruturais, construção de cozinhas e refeitórios, pintura e implantação de banheiro acessível. A Smed iniciou a distribuição de uniformes e vai disponibilizar kits de material escolar pelas direções, medida que deve gerar economia de R$ 3 milhões aos cofres municipais. Também tomaram posse novos diretores e vice-diretores para o mandato 2026-2028.
A previsão é de contratação de mais de 500 servidores temporários, além da nomeação de aprovados em concurso público. As iniciativas integram a parceria com o Centro Lemann, por meio do programa Lideranças pela Educação, que prevê ampliação de vagas na educação infantil, novas turmas e transporte escolar, além da meta de reduzir em 30% as taxas de reprovação e distorção idade/ano.





