A Prefeitura de Gravataí, por meio da Escola Pública de Trânsito de Gravataí (EPT Gravataí), da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), levou até a Fundação Casa dos Sonhos atividades de educação no trânsito nesta semana. Nos dois turnos, servidores da secretaria prepararam dinâmicas de conscientização voltadas às faixas etárias das crianças.
Antecipando os exercícios lúdicos, uma conversa sobre o uso do cinto e da cadeirinha, os prejuízos da condução sem CNH e quais comportamentos o pedestre deve ter para ter um deslocamento seguro, guiou os jovens.
De acordo com Lislaine Carvalho, coordenadora da EPT Gravataí, a atividade foi muito positiva para os alunos. Ela explica que o principal exercício foi a escolinha de trânsito, onde as crianças seguiam por um circuito.
“Divididos em duplas, enquanto um fazia o papel de pedestre, o outro representava o carro/condutor, a dinâmica permanecia assim até a troca de posições. Ao final, todos receberam um material de atividades sobre trânsito a ser resolvido”, contou.
Fundação Casa dos Sonhos (FCS)
A Fundação Casa dos Sonhos, com mais de 20 anos de atuação no município, é uma das instituições conveniadas com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), que oferece assistências às crianças entre seis e 15 anos de idade e às famílias.
Com oficinas culturais e esportivas e alimentação em turno inverso ao escolar, a fundação presta um papel na garantia de direitos e acesso aos direitos socioassistenciais para cerca de 60 crianças e adolescentes.