O MDB Mulher trocou de comando. A deputada estadual Patrícia Alba, esposa do ex-prefeito de Gravataí e ex-deputado Marco Alba, que administrou a cidade por oito anos, não seguirá no cargo de presidente.
Por consenso, a sigla elegeu por aclamação a advogada Cristiane Zinelle Ferreira Lohmann como a sua presidente em Convenção Estadual realizada na noite de quinta-feira (9), na sede estadual do partido, em Porto Alegre.
A convenção tinha duas chapas inscritas. A primeira, apresentada por Márcia Scherer, de Lajeado e, a segunda, liderada por Patrícia. Após amplo debate, se optou por unidade em torno de Cristiane que representa a harmonia entre ambos os grupos.
Ao ser confirmada presidente, Cris ainda agradeceu à Patrícia e à Márcia – respectivamente ex-presidente e ex-vice do núcleo –, pela mobilização e organização nos últimos anos. Para finalizar, convocou as correligionárias para o desafio eleitoral de 2024.
Atualmente o partido conta com 10 prefeitas, 12 vices e 232 vereadoras.
Nas eleições estaduais, o casal Alba concorreu aos cargos de deputado estadual e federal, mas apenas Patrícia conseguiu cadeira na Assembleia Legislativa.
Cristiane é chefe de gabinete do deputado federal Márcio Biolchi, com quem trabalha há 22 anos. Foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa e Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais no Governo Sartori. É filiada ao MDB há 20 anos.