A atleta Bianca Ribeiro, conhecida no meio esportivo como Bianca Nega Touro, conquistou, no último final de semana, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-jítsu Profissional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Representante da Academia OverMatch Gravataí, a atleta de 13 anos se preparou no município para embarcar em uma longa viagem em busca do título.
A renomada competição, que ocorreu na Mubadala Arena, reuniu lutadores de aproximadamente 60 países. Bianca conquistou o título destacando-se entre os melhores lutadores de jiu-jitsu do mundo em sua faixa etária. Ela volta para casa vitoriosa e traz consigo uma importante mensagem para as crianças e adolescentes da cidade e toda região.
Reconhecendo a importância dessa representatividade para os jovens de Gravataí, o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) Leandro Ferreira, ressalta a valorização que os atletas locais merecem. “São jovens que representam muito bem o nosso município. Ainda trabalharemos muito para que o incentivo às práticas esportivas aumente”, afirmou.
O secretário fala, ainda, da forte intenção do município em incentivar financeiramente os jovens atletas. “Vamos batalhar para que a partir de 2024 seja possível a abertura de editais que visem o subsídio necessário para impulsionar o esporte na vida das nossas crianças e adolescentes”, conclui.
O professor Eduardo Kulmann conta que Bianca treina muito para alcançar seus objetivos. Fazendo três treinos de competição por semana, mais de 3 horas de treinos de jiu-jitsu por dia, além de seu preparo físico. Ele enfatiza que a atleta vem despontando no esporte acompanhada de uma excelente equipe.
A jovem vem colecionando vitórias e títulos desde cedo, conseguindo destaque desde pódios municipais até internacional. Entre os mais importantes estão três campeonatos mundiais, sendo Tricampeã do Abu Dhabi Pro de Jiu Jitsu. Além dos dois cinturões: um do GP de Gravataí e o cinturão da Copa Company que ocorre no Rio de Janeiro.