A Prefeitura de Gravataí, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a CRR ViaSul, promoveu nesta terça-feira, 14, ações de prevenção e promoção à saúde para caminhoneiros que trafegavam pela FreeWay. Realizada durante o Novembro Azul, campanha que intensifica as medidas de conscientização sobre a saúde do público masculino, a iniciativa contou com testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, aferição de pressão arterial e hemoglicotestes (HGT) para cerca de 40 homens.
“Essas atividades permitem um cuidado especial à saúde para os profissionais caminhoneiros, tendo em vista que, muitas vezes, eles não têm acesso a serviços básicos de saúde”, destacou a enfermeira Amanda Dipp, coordenadora da Promoção em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí. A profissional de saúde orienta que a população busque os serviços de saúde municipais, distribuídos em 29 unidades de saúde, serviços especializados e de urgência e emergência, sempre que houver necessidade de atendimento.
Presente à ação, profissionais de saúde do Serviço de Assistência Especializada (SAE) distribuíram preservativos e realizaram 132 testes rápidos. A Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí, por sua vez, levou vacinas que fazem parte do calendário de vacinação da população adulta, tais como dupla bacteriana (dT), hepatite B, covid-19, influenza e tríplice viral. Ao todo, 24 doses foram aplicadas durante a ação, ocorrida durante toda a manhã.
Além disso, a ação envolveu agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Princesa Isabel – o serviço já presta assistência para os motoristas em pontos de parada e descanso. Ao menos 40 pessoas tiveram sua pressão arterial aferida e sua glicose conferida pelas profissionais de saúde.
“Sempre trabalhamos na promoção integral da saúde. Essas ações visam prevenir e identificar precocemente algumas doenças, como hipertensão arterial, diabetes e doenças infectocontagiosas, em profissionais que, por estarem na estrada, acabam deixando a saúde de lado e se expondo aos riscos”, ressaltou Talita Donatti, especialista em saúde da Política Estadual de Saúde do Homem.
Pela rotina do dia a dia, muitos profissionais que rodam o Brasil transportando produtos possuem hábitos nocivos à saúde, como má alimentação, falta de atividade física, falta de atividades físicas regulares e tempo insuficiente de descanso, o que acarreta ausência de controle periódico da saúde. A ação também contou com o apoio de oito profissionais da PRF, que abordaram os caminhoneiros para a realização das medidas preventivas de saúde na FreeWay, no Km 77, sentido Litoral – Porto Alegre.