Em recente live em sua conta no Instagram, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (PSDB), desmentiu os falsos boatos espalhados nas redes sociais em que estava empregando com o seu aval o ex-prefeito afastado de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), em cargo comissionado em secretaria do município. A falsa informação divulgada na internet repercutiu muito mal na região prejudicando a imagem do atual prefeito de Gravataí. “A primeira mentira é que Miki não foi cassado por corrupção, apesar de ainda responder um processo por tal, mas afastado pelo TRE por ter dado vantagens indevidas durante 2020, que era um ano eleitoral, segundo o próprio Tribunal. Miki é funcionário público concursado e não precisa do meu aval para trabalhar. Não posso pedir pra ele ficar em casa, sem trabalhar. Ele tem suas obrigações e recebe para isso. Também não posso demiti-lo, pois nunca cometeu crime no exercício de sua profissão em Gravataí”, esclareceu Zaffa, em nota no Instagram.
Questionado pelo amigo e comunicador Chico Pereira para esclarecer sobre os boatos que davam conta que o prefeito “poderia aproveitar Miki em algum cargo de indicação política mais elevado, ou em uma função gratificada para cargo de chefia”, Zaffa foi às redes sociais tratar de desmentir a fake news. “Fui almoçar num restaurante e meu amigo Chico Pereira mostrou áudios de dezenas de leitores que pediram explicações sobre o caso. E venho falar deste tema nojento que é Fake news que, às vezes, mata e leva ao suicídio (citando casos que repercutiram na mídia nacional). Esclareço que nunca cogitei aproveitar o Miki em Cargo Comissionado, até porque ele nunca foi do meu governo e seu partido não é do meu grupo político. Ele é funcionário concursado da prefeitura, não vai assumir CC, nem terá FG (função gratificada)”, acrescentou Zaffalon.
A verdade é que Zaffa foi alvo de fake news usada para atingir sua reputação, justamente em ano eleitoral, já que é candidato à reeleição municipal.
A difusão do conteúdo contendo informações inverídicas acaba prejudicando ainda a reputação de Breier, que é professor concursado e está cedido à Secretaria de Assistência Social para fazer a relação administrativa com os conselhos tutelares.
Miki foi vereador e vice-prefeito de Gravataí, deputado estadual e prefeito de Cachoeirinha até ser afastado da prefeitura em 2021. Ele estava licenciado de suas funções administrativas para exercer cargos políticos e desde a semana passada voltou ao funcionalismo público em Gravataí.