Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Escola Municipal Paulo Freire comemora 24 anos de história

img 0B8C63294756FA6794A1257AB5975F43CCD16329 420x870

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire, que atende alunos do 6º ao 9º ano, comemorou o seu 24º aniversário na última semana. Para celebrar a data, a instituição promoveu um projeto que contou a história da Emef e também recebeu artes em grafite da artista Dâmaris Felzke, que homenagearam o educador que dá nome à escola e a escritora Carolina Maria de Jesus.

O projeto intitulado “Aniversário da Emef Paulo Freire – 24 anos dedicados à educação”, promovido pela professora Fábia Vaniz de Oliveira Haas, foi feito durante as aulas de Arte e Língua Portuguesa, em conjunto com as atividades da biblioteca da Escola que é chamada de Carolina Maria de Jesus. O nome foi escolhido para homenagear a escritora que é moradora da periferia e também para representar as mulheres negras. O acervo da biblioteca tem quase 2 mil livros.

O objetivo do projeto foi homenagear a história da instituição e valorizar a trajetória como importante espaço de aprendizagem da comunidade. Dentre as atividades propostas, os alunos participaram de uma palestra sobre o processo de criação artística de grafite com Dâmaris.

Os estudantes também puderam acompanhar a grafitagem, ao vivo, dos paineis de Paulo Freire e Carolina Maria de Jesus. Além disso, a escola também promoveu o 1º Concurso de Caricatura da Emef Paulo Freire.

A professora Fábia Vaniz, que trabalha na rede municipal de ensino há 27 anos e coordenou o projeto, explica que tudo isso nasceu por meio do livro “A casa e o mundo lá fora”.

“Nós lemos uma parte do livro no qual a prima de Paulo Freire, quando criança, trocava cartas com ele, enquanto morava no Chile. Por isso, convidei as crianças para escreverem uma carta descrevendo para uma pessoa querida como é a escola delas”, contou.

Dâmaris conta que foi maravilhoso participar das comemoração e que se sentiu muito acolhida por toda a equipe da escola. Ela explicou também que levar o grafite, rap e o break para as escolas aproxima os alunos das artes contemporâneas.

“Eles [os estudantes], muitas vezes, conseguem identificar essas artes na própria cidade, a maioria deles já gosta, inclusive. E entendendo o contexto histórico e toda as informações a respeito, se sentem parte dessa cultura. Logo, trazer isso para a escola, aproxima e incentiva os jovens a estudar a cultura, dando a oportunidade de revelar grandes talentos dentro desse meio”, concluiu.



Total
0
Shares
Anterior
Dono da Sogil compra empresa de transporte coletivo de Passo Fundo
IMG 20240404 WA0005

Dono da Sogil compra empresa de transporte coletivo de Passo Fundo

O empresário Sérgio Tadeu Pereira, sócio-proprietário da Sogil (Sociedade de

Próximo
Prefeitura de Gravataí recebe visita da Acadêmicos de Gravataí
IMG 4154

Prefeitura de Gravataí recebe visita da Acadêmicos de Gravataí

Gravataí ainda está em festa com a vitória inédita da Acadêmicos de Gravataí no

Leia também...