Com os níveis do Rio Gravataí em declínio gradual e a volta às aulas no município, famílias que estavam abrigadas na Emef Professora Olenca Valente, no bairro Vila Rica, começaram a deixar o local. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está realocando as famílias para que as mesmas continuem seguras e com conforto até que a volta para casa seja realizada.
Após reunião com os abrigados, assistentes sociais e secretários municipais, as famílias que ainda estavam no local puderam ir para casa de familiares e se destinarem também para outros abrigos oficiais da Prefeitura de Gravataí. Através do auxílio oriundo do Governo Federal no valor de R$5.100,00, os acolhidos também puderam alugar locais provisórios até que a situação de seus lares esteja normalizada.
A secretária de Educação, Aurelise Braun, relata que o transporte para os mesmos também foi garantido.
“A escola também é um local de acolhimento, educação e alimentação. Com a volta às aulas, que é necessária e está sendo realizada, precisamos realocar essas famílias. Garantimos transporte e outros locais para que eles pudessem ficar e continuar com seus direitos e abrigos garantidos”, explica.
O local, que chegou a abrigar 105 pessoas, ainda contava com 33 acolhidos, entre crianças e adultos, até a tarde do sábado, 19. Aurelise ressalta também que o remanejo dessas famílias é essencial para que o ano letivo não seja comprometido.
“Além de garantirmos o acolhimento necessário para estas famílias, precisamos dar a atenção cabível para os alunos da nossa cidade”, finaliza.