A prefeitura de Gravataí, em parceria com o Hemocentro do estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), vai viabilizar uma ação de doação de sangue diretamente na cidade no dia 1º de novembro. A unidade móvel do Hemorgs adaptada para a coleta de sangue estará na Farmácia Municipal (Rua Carlos Linck, 99 – Centro), das 8h às 12h. As inscrições devem ser feitas previamente, mediante formulário que pode ser preenchido aqui.
“Esta é a segunda ação junto ao Hemorgs para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Contamos com uma participação significativa da nossa população na primeira edição. Por isso, peço a todos que estão aptos que se inscrevam pelo site da Prefeitura e participem. Sua doação pode salvar vidas”, destaca o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo.
Os doadores serão divididos em quatro grupos, nos seguintes horários: 8h, 9h, 10h e 11h. A coleta dura, no máximo, 12 minutos – cerca de 450ml de sangue são retirados em cada coleta, sendo que o organismo rapidamente se encarrega da reposição. O intervalo mínimo entre as doações para mulheres é de 90 dias e, no máximo, 3x ao ano. Para os homens, é de 60 dias e, no máximo, 4x ao ano.
Lançada em junho, a campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”, de iniciativa do gabinete do vice-prefeito, é voltada ao incentivo e estímulo à doação de sangue. Mensalmente, uma van da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está levando doadores até o Hemorgs. Além disso, a prefeitura está realizando ações de conscientização em empresas e espaços públicos para reforçar a importância da doação de sangue.
Unidade de Coleta de Sangue
A primeira Unidade de Coleta de Sangue da história de Gravataí está com 65% das obras concluídas. O espaço está sendo construído junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74, e deve ser entregue no início de 2026.
“Em poucos meses, teremos um espaço adequado, moderno e acessível para aqueles que queiram doar sangue em Gravataí, sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. Temos a certeza de que essa nova unidade vai mobilizar toda a cidade, fazendo com que mais pessoas doem sangue”, complementa o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Pré-requisitos para a doação
– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
– Recomenda-se reforço na hidratação.
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Caso trabalhe no período noturno, compareça após seu horário diurno de trabalho.
Para mais informações sobre impedimentos temporários ou definitivos, confira nesse site: https://saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue




